GERAL

Cresce número de casos de intolerância Religiosa na Paraíba

Pastor evangélico quebra objetos e imagens de entidades sagradas das religiões de matrizes africanas em um terreiro de umbanda em 2012 na Paraíba.

O Fórum Paraibano da Diversidade Religiosa registrou um aumento no número de casos envolvendo intolerância religiosa até o mês de novembro deste ano. Já são mais casos do que em 2018. Representantes de várias crenças solicitaram ao Núcleo Especial de Direitos Humanos (Necid) da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) que agora conta com uma defensora pública para atuar nestes casos e para fortalecer a luta em defesa da liberdade de expressão religiosa.

A defensora pública Lycia Maria Pereira do Nascimento foi apresentada na oficialmente na quinta-feira (28) pelo defensor público-geral da Paraíba, Ricardo José Costa Souza Barros. Ela atenderá no Necid, localizado na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 487. Como a defensora acumulará com as varas em que já atua, o atendimento ocorrerá por agendamento.

Aumento de casos

De acordo com o coordenador do Fórum Paraibano de Diversidade Religiosa, Saulo Gimenez, o acompanhamento de casos de intolerância religiosa pelo Fórum vem crescendo assustadoramente nos últimos anos. Foram oito casos em 2014, quando o Fórum foi criado. Em 2018, o número saltou para 118. Este ano, de janeiro a novembro, já são 123, um aumento de quase 5% em relação ao ano anterior.

Para Saulo, a iniciativa da Defensoria Pública é extremamente importante. “Trata-se de um instrumento que está sendo criado justamente quando temos um aumento exacerbado. Nós temos acompanhando, enquanto Fórum, desde 2014 e estamos presenciando esse aumento ano a ano. Por isso procuramos a ouvidora da Defensoria, Andréa Coutinho, para mediar a formalização desse instrumento”, disse.

Para Lycia, a Defensoria Pública prestigia a diversidade religiosa, em reflexo ao que já preconiza a Constituição Federal, em seu artigo 5º, quando afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. “A liberdade de consciência e de crença é inviolável e a nossa Constituição assegura o livre exercício dos cultos religiosos, garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”, ressaltou.

A defensora pública também lembrou o livre arbítrio e afirmou que as religiões têm em comum o fato de ajudar seus seguidores a encontrar um significado para o mundo e para a vida. “A nossa diversidade religiosa deriva da nossa própria liberdade de pensamento e compreende também outras liberdades, como as de crença, de culto de organização religiosa e de expressão”, frisou.

Presenças

Estiveram presentes na apresentação da defensora pública lideranças das religiões Islã, Candomblé, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Igreja das Comunidades Metropolitanas, Igreja Católica Independente, Judaísmo, Igreja Messiânica, Zen Budismo, Jurema Sagrada, Wica Tradicional, Igreja Batista, Umbanda, Espiritismo, Budismo Tibetano, além de representantes de instituições de cunho filosófico como Maçonaria, Thelema e URI Borborema – Iniciativa das Religiões Unidas.

Observatório de violências

Esta não é a primeira ação da Defensoria Pública de combate a intolerância. Em novembro do ano passado, a DPE e vários órgãos lançaram o Observatório Interinstitucional de Violências por Intolerância, que é uma central virtual responsável por receber e acompanhar as denúncias de violências motivadas por preconceitos e atos de intolerância de qualquer natureza.

As pessoas que desejarem reportar casos de intolerância e violência na Paraíba – seja por religião, orientação sexual, identidade de gênero, cor, raça, etnia, orientação ideológica, política ou qualquer outra – devem acessar o formulário disponível do site da Defensoria (www.defensoria.pb.def.br.) e responder sobre o tipo de violência, a razão e o contexto.

O sistema também permite que as vítimas indiquem os agressores e informe sobre a existência de provas. Apenas deverão ser registrados casos ocorridos no estado da Paraíba. O sigilo das informações é garantido.

Ascom DPE

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo