O cordel “Abre-te Sésamo nos campos de gergelim”, de autoria de Fábio Mozart, será gravado pelo poeta declamador Thiago Alves e integrado à edição especial do programa “Prosa rural”, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, para disseminar informações sobre o plantio de gergelim. O material será distribuído para cerca de duas mil rádios comunitárias brasileiras através do programa de rádio da Embrapa.

O cordel fala sobre o gergelim: alimento nutritivo e fonte de renda para o pequeno produtor. Com o crescimento da demanda por alimentos funcionais, o gergelim vem conquistando o paladar dos brasileiros. Nas últimas três décadas, o consumo no Brasil passou de mil toneladas para 10 mil e quinhentas toneladas por ano. O aumento da demanda abre uma excelente oportunidade de divisas para exploração da cultura do gergelim.

Programa de rádio semanal, com 15 minutos de duração e veiculado gratuitamente por rádios comunitárias e comerciais nas cinco regiões do País, o “Prosa rural” tem programação regional para atender às necessidades locais dos pequenos agricultores. O Prosa Rural tem quadros de entrevistas com pesquisadores, depoimentos de agricultores, receitas culinárias e dicas sobre tecnologias e serviços, além de músicas, poesias e contos que valorizam a cultura regional, agora com utilização do cordel que é uma autêntica manifestação da cultura nordestina.

Toca do Leão

por Fábio Mozart

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here