Copa do Nordeste: saiba mais sobre a competição regional mais popular do país

copa do nordesteA Copa do Nordeste, apelidado pelos torcedores de Nordestão e Lampions League, acontece pela segunda vez desde que passou a ser organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e é uma das competições de maior sucesso de público no país. Na última edição, foi registrada uma média de 7.619 torcedores por jogo, ultrapassando a marca de todos os campeonatos estaduais do Brasil. Atualmente, o torneio conta com 20 times, todos representantes dos estados da região.

O campeonato está marcado para começar no dia 3 de fevereiro e previsão de término para o dia 29 de abril. O torneio acontece paralelamente aos campeonatos estaduais: por estarem envolvidos na disputa da Copa do Nordeste, os times pernambucanos, por exemplo, só entram na segunda fase do certame local. Os jogos da Copa do Nordeste serão transmitidos, com exclusividade, pelo canal por assinatura Esporte Interativo, que adquiriu os direitos de transmissão.

Quais são os critérios de classificação?

Podem participar do Nordestão, os dois melhores times dos campeonatos estaduais do ano anterior de cada federação, com exceção da Bahia e Pernambuco, que têm direito a três vagas por estarem melhor posicionadas no Ranking Nacional das Federações (RNF), estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Como é disputado?

Na primeira fase, os times são distribuídos em cinco grupos, com quatro equipes cada (veja abaixo como ficou a divisão após o sorteio). Os primeiros colocados passam para a próxima etapa. Juntam-se a esses os três segundos colocados de melhor campanha, totalizando os oito clubes classificados para as quartas de final. A partir daí, e nas fases seguintes – semifinal e final –, as equipes se enfrentam no “mata-mata” – ou seja, confrontos eliminatórios, com partidas de ida e volta.

O torneio deste ano terá alguma mudança?

A edição deste ano é a primeira que reúne representantes de todos os nove estados do Nordeste. Com a inclusão de dois times do Piauí e dois do Maranhão, o número de equipes participantes subiu de 16 para 20, em comparação ao ano passado. Outra alteração foi a inclusão do quinto grupo, o que mexeu com as regras de classificação para a fase final.

Para a disputa deste ano, os participantes têm um incentivo a mais para alcançar o título: a CBF premiará em R$ 1 milhão o ganhador da Copa do Nordeste, além da gratificação oficial.

Que times vão participar do campeonato em 2015?

Dentre as 20 equipes participantes, estão o Bahia (BA), Ceará (CE), Sport (PE) e Vitória (BA), que integram a lista dos 18 clubes com maiores torcidas do Brasil. Além destes, o América (RN),  Botafogo (PB), Campinense (PB), Confiança (SE), Coruripe (AL), CRB (AL), Fortaleza (CE), Globo (RN), Moto Club (MA), Náutico (PE), Piauí (PI), River (PI), Salgueiro (PE), Sampaio Corrêa (MA), Serrano (BA)e Socorrense (SE) também participarão.

Ceará, Fortaleza, Botafogo da Paraíba e o estreante River do Piauí formam o temido “grupo da morte”, que terá o clássico cearense logo na rodada de abertura. Por não serem cabeças de chave, os rivais caíram na mesma chave por sorteio. As equipes nordestinas mais bem posicionadas no ranking da CBF – Vitória, Sport, Náutico e Bahia – foram apontadas para ocupar as primeiras  posições dos grupos.

Há quanto tempo a Copa do Nordeste é disputada?

A Copa do Nordeste é um campeonato intermitente na história do futebol brasileiro. A competição regional apareceu com este nome só em 1994, mas sua origem remete ao final da década de 1970. Em 1976, os campeões e vice-campeões estaduais de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, e o carioca Volta Redonda, que entrou como convidado, fizeram o Torneio José Américo de Almeida Filho, vencido pelo Vitória. A CBF equiparou o campeonato à Copa do Nordeste em 2012, reconhecendo o time baiano como o primeiro campeão da região.

Foram nove edições da Copa do Nordeste entre 1994 e 2010, com auge entre 1997 e 2002 e alguns hiatos. Não houve campeonato em 1996 e, sem datas no apertado calendário nacional, em 2004 a CBF extinguiu o torneio, apesar de seu crescimento. Houve uma tentativa de retomada em 2010, mas sem incentivo, muitos times abriram mão de sua vaga ou mandaram times mistos ou reservas. Em 2013, com o apoio da entidade máxima do futebol, a Copa voltou a ser disputada no primeiro semestre. Desde o ano passado, o campeão passou a ter direito a uma vaga na Copa Sul-Americana do mesmo ano.

E no ano passado?

Em 2014, o campeão foi o Sport (PE), segundo maior vencedor da disputa com três títulos, atrás apenas do Vitória (BA), que é pentacampeão. No ano passado, a final entre Sport e Ceará terminou em 2 a 0 no jogo de ida e 1 a 1 na volta. O Vozão, apesar de não ter levado a Copa, foi o maior recordista da edição: Magno Alves foi o artilheiro com oito gols e o time teve o melhor ataque, balançando as redes adversárias 21 vezes e a melhor média de público, com mais de 20 mil torcedores por jogo. Mas o Sport não ficou atrás e garantiu a melhor defesa, levando apenas seis gols durante todo o campeonato.

Confira como ficou a divisão dos grupos da Copa do Nordeste:

Grupo A

Serrano

Confiança

América de Natal

Vitória

Grupo B

Socorrense

Coruripe

Sampaio Corrêa

Sport

Grupo C

Piauí

Moto Club

Salgueiro

Náutico

Grupo D

Ríver

Botafogo da Paraíba

Fortaleza

Ceará

Grupo E

Globo

Campinense

CRB

Bahia

EBC

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo