JOÃO PESSOA

Conventinho passará por obra de revitalização que promete mudar perspectiva do Centro Histórico no turismo, educação e cultura

A obra de revitalização do Convento São Frei Pedro Gonçalves, o Conventinho, executada pelas Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Planejamento (Seplan) de João Pessoa, vai dar uma nova perspectiva ao Centro Histórico da Capital nas áreas de turismo, cultura e educação.

Após a autorização do prefeito Cícero Lucena, nesta segunda-feira (02), os serviços para transformar o prédio histórico em uma Escola de Artes Municipal, com a inclusão de várias atividades artísticas, serão concluídos em 12 meses, como destaca o secretário da Seinfra, Rubens Falcão.

“Um projeto submetido e aprovado pelo Iphan, que a gente já se reuniu com a empresa contratada para a realização da obra, tratar do planejamento e do cumprimento do prazo. A empresa já está se instalando no local e, com certeza, vamos entregar esse belo projeto para a população de João Pessoa no início de 2024”, afirmou.

Após a entrega do prédio totalmente revitalizado e preservada sua arquitetura original, o Conventinho servirá a população pessoense para atividades educacionais, com aulas de dança, pintura, teatro, além de exposições e eventos culturais, para entrar definitivamente na rota do turismo cultural.

“Muda a perspectiva do Turismo, porque a gente vai poder divulgar o Conventinho em feiras e eventos do segmento. Nossa equipe de marketing já está fazendo o planejamento para incluir esse equipamento no roteiro turístico da cidade, para que os turistas que visitam o Centro Histórico tenham a possibilidade de conhecer esse espaço, com tudo que a Prefeitura de João Pessoa vai passar a oferecer”, destacou Daniel Rodrigues, secretário de Turismo.

História –   Erguido no início do século XX, a função do Convento São Frei Pedro Gonçalves foi servir de residência para os padres franciscanos e também abrigar o Colégio Seráfico da Nóbrega. Com a saída dos franciscanos, o conjunto arquitetônico passou por outras ocupações, chegando, de meados da década de 70 até o início da década de 90, a ser ocupado pelo Centro de Recuperação Profissional do INSS. Após a saída da instituição federal, passou por um período de abandono, falta de manutenção e início de degradação.

Projeto – O projeto da Prefeitura de João Pessoa propõe uma Escola de Artes Municipal, contemplando as várias expressões artísticas (teatro, plásticas, dança e música). Serão salas equipadas e preparadas para o desenvolvimento de aulas que capacitem os alunos artisticamente e sejam um complemento à sala de aula para os estudantes do ensino municipal.

Há ainda espaço para apresentações, exposições e de convivência com praças e pátios internos, anfiteatro externo, auditório e galerias de arte, fomentando o ambiente propício as interações artísticas e seu desenvolvimento.

Também contemplada no projeto, a Biblioteca Municipal ganha espaço amplo e adequado ao acervo e seus usuários, contando com uma grande estrutura que inclui salas de leitura de grupo, individual, infantil e até sala para restauro e conservação do acervo.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo