Consumo de salsicha pode diminuir em 15 minutos a expectativa de vida

Consumo de salsichaOs amantes de um bom cachorro-quente ou qualquer delícia preparada com a salsicha vão se preocupar. Um estudo publicado no “British Medical Journal” mostrou que a cada salsicha consumida, a vida pode ser reduzida em 15 minutos.

Especialistas afirmam que o problema está no fato de ser um alimento processado, independentemente se a salsicha for misturada com ingredientes saudáveis, como a salada e o macarrão, por exemplo.

— O consumo de alimentos embutidos aumenta o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o colorretal. Isso porque eles são feitos com substâncias químicas, como nitritos e nitratos de sódio. Eles evitam a formação de bactérias nos alimentos para fazer com que durem mais. Além disso, o organismo gasta bem mais energia para digerir esses tipos de alimentos — explica a nutricionista Isabella Vorccaro.

A ingestão média do brasileiro é de 12g de sódio por dia. Em contra partida, a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de apena 5g por dia.

— O sal, além do necessário, aumenta a pressão arterial, podendo alterar o ritmo cardíaco. Assim, sobem os riscos de sofrer enfarte e problemas circulatórios — alerta a nutricionista Kelly Damasceno.

A pesquisa revela ainda que no caso do cigarro, a situação é ainda mais alarmante: para cada maço fumado, menos 4 horas e 15 minutos de vida. O café, entretanto, tem efeito contrário: a ingestão de duas ou três xícaras diariamente pode aumentar a perspectiva de vida em um ano a mais.

EXTRA

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo