Conselho de saúde adverte: controle social está ameaçado

O alerta foi dado na manhã desta quarta-feira, 06, durante reunião promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília (DF), onde se encontram reunidos presidentes de conselhos estaduais e das capitais. Segundo o presidente, Ronald Ferreira da Silva, a ameaça está mais configurada depois que o Ministério da Saúde decidiu adiar a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde para o período de 27 de fevereiro a 02 de março do ano vindouro.

ENCONTRO DE SAÚDE EM BRASÍLIA
Foto: Dalmo Oliveira

“Precisamos estar alerta porque o que está ocorrendo é uma espécie de desautorização do Poder Público contra os nossos mecanismos de controle social. Esse adiamento demonstra claramente a falta de respeito para com nossas deliberações e autonomia organizativa”, diz Ferreira.

O evento já recebeu as inscrições estaduais, com cerca de 1.5000 participantes, entre delegados, convidados e participantes livres, dos quais, 1.354 foram eleitos nos estados, em 26 conferências estaduais, de onde saíram cerca de 300 propostas.

“Além dessa pauta, a reunião vai avaliar o projeto de formação para multiplicadores para o controle social no SUS e outros encaminhamentos”, informa Dalmo Oliveira, que participa do evento na condição de vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa.

Essa é a segunda reunião nacional de presidentes de conselhos de Saúde. “É um momento importante para termos um panorama de como essas entidades têm agido em suas localidades para fazer valer um sistema público e universal de saúde”, diz Oliveira.

Exclusiva de Brasília para o DIÁRIO PB

Por Dalmo Oliveira

 

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo