GERAL

Confira programação de Corpus Christi em João Pessoa e Campina Grande

Corpus ChristiNesta quinta-feira, dia 31, a Igreja Católica celebra o dia de Corpus Christi, expressão que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus. A solenidade acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia.

A Arquidiocese da Paraíba divulgou a programação da festa. Em João Pessoa começa às 8h, com uma missa celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Manoel Delson, na igreja Nossa Senhora de Lourdes, no centro.

Às 16h, começa a Procissão de Corpus Christi, saindo da Igreja de Lourdes até o adro do Centro Cultural São Francisco. Ao término da procissão haverá uma missa campal presidida por Dom Delson.

Na Catedral Diocesana de Campina Grande, o dia de Corpus Christi será celebrado com intensa programação ao longo do dia. Confira:

10:00h – Missa Solene, presidida pelo Pe Luciano Guedes (Vigário Geral e Pároco da Catedral)

11:30 – Adoração ao Santíssimo

15:00h – Missa Solene com Dom Dulcênio Fontes de Matos (Bispo Diocesano)

16:30h – Procissão pelas ruas do centro da cidade e, ao final, bênção do Santíssimo na Praça da Catedral

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Redação com Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo