Concerto da OSUFPB executa obras de compositores da UFPB

OSUFPBO concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) desta sexta-feira (10) traz em seu repertório obras de compositores ligados ao Departamento de Música (DeMUS) da UFPB. Trata-se do concerto intitulado “Música Concertante da Paraíba”, onde serão executadas obras de integrantes do Laboratório de Composição Musical (COMPUMUS), que é um grupo de pesquisa que abriga professores e alunos do DeMUS. A apresentação está marcada para as 8h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. A entrada é franca.

Este concerto é o primeiro da série Kaplan, que homenageia o compositor, arranjador, maestro e ex-professor do Departamento de Música da UFPB José Alberto Kaplan (1935-2009), que deixou um legado de inquietações criativas no cenário musical da Paraíba, sobretudo na UFPB, onde fez história. Esta série contempla a produção do COMPOMUS, resultando em dois concertos marcados para este mês. O segundo concerto está marcado para o dia 24 próximo.

No repertório serão apresentadas obras de diversos matizes estéticos, sobretudo no espectro da música contemporânea, fruto de pesquisas musicais dos integrantes do COMPOMUS, o que dará ao público a constatação da importância do Departamento de Música da UFPB no cenário musical brasileiro a partir de investigações teóricas e práticas no campo da composição.

Com algumas estreias mundiais, o repertório contemplará obras dos compositores Eli-Eri Moura, Marcílio Onofre, Samuel Cavalcanti, Orlando Alves, Wilson Guerreiro, Ticiano Rocha, Arimateia de Melo, Jorge Ribas e Rogério Borges. Como solistas, o concerto conta com Marco Barcellos (flauta doce), Ayrton Benck (trompete), Érico de Oliveira (flugelhorn), Heleno Feitosa (fagote), Conceição Benck e Gabriela dela Bianca (flautas), Pedro Feire (marimba), Ester Xavier (saxofone barítono), Alexandre Magno (trombone alto) e Ravi Shankar (corne inglês). A regência é do maestro Thiago Santos, regente titular da OSUFPB.

Este concerto também tem o propósito de dar amplo uso aos instrumentos recém-adquiridos pela UFPB e que já vêm sendo utilizados nos campos de ensino e pesquisa no DeMUS. “É imperativo que tais instrumentos, além de cumprirem seu papel pedagógico, também levem suas sonoridades para o amplo conhecimento do público amante da boa música. É o que acontecerá nesta sexta-feira”, assegura o professor Valério Fiel, professor da graduação e pós-graduação do Departamento de Música da UFPB e também coordenador do COMPOMUS

Fonte:
Agência de Notícias da UFPB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo