Concerto da Camerata Tríplice tem obras de Beethoven, Brahms e Piazzolla, na Funesc

roberta-regina_portalA Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, será palco para o concerto da Camerata Tríplice, nesta quinta-feira (28), a partir das 20h30. No repertório, obras de Beethoven, Brahms e Piazzolla. A entrada é gratuita. A Camerata Tríplice tem como integrantes o clarinetista Alphonsos Melo, a violoncelista Roberta Regina e o pianista Uaná Barreto.

“A Camerata Tríplice tem como proposta a divulgação de obras escritas originalmente para clarineta, violoncelo e piano, além de arranjos para esta formação. Com o objetivo de tornar mais acessível um repertório ousado e representativo para esta formação camerística, o trio tem se apresentado em algumas salas de concertos importantes de João Pessoa”, disse Alphonsos Melo.

Roberta Regina – Natural de Taboão da Serra (SP), Roberta Regina iniciou seus estudos ao violoncelo em 2008 na Associação Músicos do Futuro em Taboão da Serra, sob a orientação da Dra. Ji Yon Shim. Em 2010, foi agraciada com uma bolsa de estudos integral na Faculdade Cantareira para cursar o bacharelado com habilitação em música.

Durante a graduação foi chefe de naipe dos violoncelos da Camerata Cantareira de 2009 a 2012 e em 2011 atuou como solista à frente desta o concerto para violoncelo e orquestra de cordas de Mário Ficarelli (1935–2014), sob regência do Maestro Andi Pereira.

Foi convidada a solar novamente o mesmo concerto em 2013. No período de 2012 a 2014, também integrou o naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos e o corpo docente da Associação Músicos do Futuro, em Taboão da Serra, de 2008 a 2014, onde iniciou seus estudos.

Atualmente integra o naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) como bolsista. Em janeiro de 2016 foi convidada para atuar como professora convidada na 5ª edição do Festival Cordas Ágio no Crato – CE.

Em 2013, Roberta Regina concluiu o curso de bacharelado com habilitação em música no Curso Superior de Música da Faculdade Cantareira. Em 2014, foi aprovada no Curso de Mestrado em Práticas Interpretativas da UFPB, como bolsista da Capes, na classe do Prof. Dr. Felipe Avellar de Aquino.

Uaná Barreto – Uaná Barreto é bacharel em piano pela UFPB. Participou de master classes com Lídia Bazarian, João Paulo Casarotti, Mauro Bertolli, Cristina Gerling, Michael Uhde, Joana Holanda e Renato Figueiredo. Teve aulas na classe da pianista russa Ana Khanina no IV Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba.

Leciona na Escola de Música Anthenor Navarro e atua constantemente como pianista colaborador em diversas formações camerísticas. Tem desenvolvido intenso trabalho no campo da música popular, tocando e gravando com artistas nacionais e internacionais. Excursionou, em 2013, em turnê no Senegal junto à cantora paraibana Glaucia Lima.

Atualmente toca com os cantores e compositores Adeildo Vieira, Titá Moura e Paulo Ró, participa dos grupos Tocaia da Paraíba, Berimbaobab e Big Band Rubacão Jazz,além de atuar como pianista, arranjador e compositor no grupo Alamiré.

Alphonsos Silveira – Alphonsos Silveira começou seus estudos em 2000 na Sociedade Musical São Sebastião, em 2006 tornou-se bacharel em clarineta pela Universidade do Estado de Minas Gerais, na classe do professor Daniel Campos.

Foi Vencedor do concurso da Orquestra Sinfônica da Universidade do estado de Minas Gerais, Vencedor do IX Jovem Músico BDMG.

Como clarinetista atuou na Orquestra Opus, apresentando junto a diversos artistas, como Fafá de Belém, Milton Nascimento, Daniela Mercury e Flavio Venturini, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da Universidade do Estado de Minas Gerais, Instituto Orquestra Sabará, Banda Sinfônica da Universidade Federal, Universidade do Estado, 12 de Março, Nossa Sra do Carmo Betim. Clarinetista da gravação do CD da Família Moura (Valsas e Choros) e Funicando (Valsas e Choros).

Atuou como Regente da Sociedade Musical e Cultural Santa Lúcia, Retreta Lyra de Santo Antonio e convidado da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Foi Coordenador do Instituto orquestra Sabará, da masterclass com o clarinetista YUAN GAO/CHINA, Projeto Novos Rumos Lira da Paz. Ministrou aulas no Sesc/MG, Encontros de Músicos no Caraça, Escola de MPB Brasil com S, Curso Musical Sagrados Corações, escola de Música Municipal de Nova Lima/MG.

Desenvolve Trabalhos de Música de Câmara com os Grupos Quinteto “Sopro Nordestino” (Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote, Trompa) Trio “Camera Tríplice” (Clarineta, Violoncelo, Piano) e o Duo “Dois Amores” (Flauta e Clarineta).

Atualmente é Clarinetista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Banda Municipal de João Pessoa e Artist Pro Team Silverstein.

Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo