GERAL

Comissão Pastoral da Terra lança Caderno Anual dos Conflitos no Campo Brasil 2017

Caderno Anual dos Conflitos no Campo Brasil 2017Nesta quinta feira (6), às 14h, no auditório da Central de Aulas da UFPB,  será o lançado o Caderno Anual “Conflitos no Campo Brasil” e apresentada uma análise sobre os últimos dados.

A Pastoral da Terra é uma organização político-religiosa fundada por padres e bispos, junto a movimentos sociais. Na Paraíba, a igreja começa a se comprometer com a causa dos trabalhadores rurais após a chegada do arcebispo Dom José Maria Pires, já na década de 60. Logo, a CPT passa a acompanhar as comunidades rurais, auxiliar em projetos de assentamentos, atuar em áreas de conflitos, formação educacional para jovens rurais, assistência técnica para produção orgânica e feiras agroecológicas.

A CPT conclama a Teologia da Libertação, a terra como um bem comum, crê na salvação coletiva e confronta a ideia perversa de que a pobreza é uma virtude aos olhos de Deus, e deve ser combatida como cria das injustiças do homem.

O Brasil detém terra pública e improdutiva suficiente à reforma agrária e os movimentos sociais reivindicam esse direito constitucional através de ocupações, protestos e proposições de políticas rurais.

Contudo, os  espaços públicos e estoques naturais estão sendo disputados com o latifúndio e o resultado dessas forças desiguais são os conflitos territoriais. A violência aos camponeses, sem terra, índios e quilombolas, aumentaram no último ano e as conquistas dos movimentos sociais no campo estão sendo desmontadas.

Com WScom

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo