GERAL

Comércio varejista da Paraíba mantém crescimento em abril, revela IBGE

Comércio varejista da ParaíbaO comportamento do comércio varejista da Paraíba manteve as vendas positivas em abril. As vendas registraram um pequeno crescimento de 0,4% em abril sobre o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos quatro primeiro meses deste ano, o setor varejista paraibano registrou três meses de vendas positivos (janeiro, fevereiro e abril), enquanto o país seguiu uma tendência inversa com três meses de resultados negativos e somente um positivo.

No acumulado de janeiro a abril, o volume de vendas nas lojas paraibanas continua positivo com índice de 0,3%, enquanto no país os resultados continuam negativos de 1,6%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado de 12 meses, a Paraíba registra uma pequena queda de 0,5%, mas ressalte-se que vem caindo com tendência positiva a cada mês. Já o país amarga ainda forte queda de 4,6% em 12 meses.

As vendas do comércio varejista ampliado, que inclui além do varejo as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, também tiveram resultado positivo em dois dos quatro meses, enquanto o comportamento do país manteve dados negativos em todos os quatro meses deste ano. Na Paraíba, nos meses de março (+3,5%) e fevereiro (1,2%) as vendas tiveram crescimento.

Segundo a gerente da Coordenação da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), Isabela Nunes, os números mais estáveis e positivos do varejo paraibano ao longo desses quatro meses têm relação direta com a renda paga aos servidores públicos. “A redução da inflação, que vem devolvendo o poder de compra do trabalhador, mesmo em um cenário de desemprego, e a liberação de parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), contribuíram para que as vendas no comércio varejista do país subissem, mas o pagamento de salário dos servidores públicos na Paraíba em dia influencia ainda mais os resultados do varejo, que é muito sensível à renda ainda que esteja em queda diante do quadro recessivo do país. O adiantamento do 13º salário, por exemplo, do Estado tem impactado positivamente o comércio diretamente”, comentou.

Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo