CORONAVÍRUSFIQUE LIGADO

Comércio e shoppings reabrem e Prefeitura de JP reforça medidas para o funcionamento

O comércio de João Pessoa retomou as atividades desde a última segunda-feira (13), seguindo o plano estratégico de flexibilização, organizado pela Prefeitura Municipal. Contudo, as equipes dos órgãos e secretarias que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus alertam para o cumprimento das medidas de segurança sanitária, que devem ser direcionadas aos trabalhadores e clientes dos estabelecimentos.

No comércio, o horário de funcionamento das lojas é de 9h até às 15h e os shoppings abrem de 12h e fecham às 20h. É importante alertar que os vendedores dos estabelecimentos só podem atender aos clientes com máscara e o mesmo vale para os clientes, que, só podem entrar nos ambientes de comércio usando a máscara de proteção. As lojas devem respeitar a limitação de uma pessoa a cada 10 metros, ter um termômetro para medir a temperatura e disponibilizar álcool 70% na entrada do estabelecimento.

No último sábado (11), os órgãos da PMJP realizaram serviços com várias secretarias (Operação Proteção), onde foi feita a sanitização das ruas e limpeza da área externa dos estabelecimentos do comércio de João Pessoa, nos principais corredores, mercados públicos, shoppings populares, feiras livres e terminais do transporte coletivo para que houvesse uma abertura segura e que atendesse aos novos protocolos previstos nesta 3ª etapa do Plano de Flexibilização.

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Nóe Estrela, informou que está obedecendo um calendário de limpeza e sanitização nesta terça-feira (14) está prevista a limpeza da Feira do Grotão e da Feira de Jaguaribe.

Os shoppings de João Pessoa também devem obedecer à determinação da PMJP e funcionar sem o mobiliário como bancos, sofás e poltronas. As praças de alimentação dos shoppings ainda não podem abrir, devem continuar funcionando no formato delivery ou drive-thur. Está vedado também o funcionamento das áreas de lazer dos shoppings, como os cinemas, academias e parques infantis.

A professora de inglês, Isabela Padilha Silva, 48 anos, moradora do bairro 13 de maio, comentou está com coisas pendentes há meses e que adiou tudo desde que a pandemia começou e que vai sair, mas com muito receio ainda que os picos de casos voltem a subir. “Por outro lado, entendo que o comércio deve abrir. Meu esposo vive do comércio e vai abrir com cuidado e também com certo receio”, disse Isabela Padilha Silva.

Parques (Lagoa e Bica) – Os parques públicos mais movimentados da cidade, o novo Parque da Lagoa Solon de Lucena e o Arruda Câmara permanecem fechados até que os casos de Coronavírus diminuam na Capital.

Jogos de Futebol, Atividades Esportivas e Orla Marítima – Retornaram também na segunda-feira (13) os jogos profissionais de futebol nos estádios, mas não pode ter a presença de torcedores. As atividades físicas esportivas individuais ao ar livre têm também horário reduzido, devendo funcionar de 5h até 8h e no final da tarde (17h) até o início da noite (18h). Não será permitida pessoas aglomeradas em bancos da praia e também não pode levar cadeiras para os espaços públicos da cidade.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo