CORONAVÍRUSFIQUE LIGADO

Comércio e shoppings reabrem e Prefeitura de JP reforça medidas para o funcionamento

O comércio de João Pessoa retomou as atividades desde a última segunda-feira (13), seguindo o plano estratégico de flexibilização, organizado pela Prefeitura Municipal. Contudo, as equipes dos órgãos e secretarias que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus alertam para o cumprimento das medidas de segurança sanitária, que devem ser direcionadas aos trabalhadores e clientes dos estabelecimentos.

No comércio, o horário de funcionamento das lojas é de 9h até às 15h e os shoppings abrem de 12h e fecham às 20h. É importante alertar que os vendedores dos estabelecimentos só podem atender aos clientes com máscara e o mesmo vale para os clientes, que, só podem entrar nos ambientes de comércio usando a máscara de proteção. As lojas devem respeitar a limitação de uma pessoa a cada 10 metros, ter um termômetro para medir a temperatura e disponibilizar álcool 70% na entrada do estabelecimento.

No último sábado (11), os órgãos da PMJP realizaram serviços com várias secretarias (Operação Proteção), onde foi feita a sanitização das ruas e limpeza da área externa dos estabelecimentos do comércio de João Pessoa, nos principais corredores, mercados públicos, shoppings populares, feiras livres e terminais do transporte coletivo para que houvesse uma abertura segura e que atendesse aos novos protocolos previstos nesta 3ª etapa do Plano de Flexibilização.

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Nóe Estrela, informou que está obedecendo um calendário de limpeza e sanitização nesta terça-feira (14) está prevista a limpeza da Feira do Grotão e da Feira de Jaguaribe.

Os shoppings de João Pessoa também devem obedecer à determinação da PMJP e funcionar sem o mobiliário como bancos, sofás e poltronas. As praças de alimentação dos shoppings ainda não podem abrir, devem continuar funcionando no formato delivery ou drive-thur. Está vedado também o funcionamento das áreas de lazer dos shoppings, como os cinemas, academias e parques infantis.

A professora de inglês, Isabela Padilha Silva, 48 anos, moradora do bairro 13 de maio, comentou está com coisas pendentes há meses e que adiou tudo desde que a pandemia começou e que vai sair, mas com muito receio ainda que os picos de casos voltem a subir. “Por outro lado, entendo que o comércio deve abrir. Meu esposo vive do comércio e vai abrir com cuidado e também com certo receio”, disse Isabela Padilha Silva.

Parques (Lagoa e Bica) – Os parques públicos mais movimentados da cidade, o novo Parque da Lagoa Solon de Lucena e o Arruda Câmara permanecem fechados até que os casos de Coronavírus diminuam na Capital.

Jogos de Futebol, Atividades Esportivas e Orla Marítima – Retornaram também na segunda-feira (13) os jogos profissionais de futebol nos estádios, mas não pode ter a presença de torcedores. As atividades físicas esportivas individuais ao ar livre têm também horário reduzido, devendo funcionar de 5h até 8h e no final da tarde (17h) até o início da noite (18h). Não será permitida pessoas aglomeradas em bancos da praia e também não pode levar cadeiras para os espaços públicos da cidade.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo