Com um a menos, Flamengo sai na frente mas cede empate ao Palmeiras

flamengo e palmeirasO clima era de decisão no Allianz Parque. Sem poder contar com a sua torcida no estádio por conta de uma punição, o Flamengo levou consigo o apoio recebido no aeroporto ainda no Rio. E a sensação que a Nação fica é que a liderança poderia ter vindo nesta quarta-feira. Após ter Márcio Araújo expulso ainda no primeiro tempo, o Fla saiu na frente com Alan Patrick, mas viu Gabriel Jesus empatar a partida e o placar ficar em 1 a 1.

A igualdade faz com que o Flamengo perca a oportunidade de passar o Palmeiras e assumir a liderança do Brasileirão, mas não deixa também o adversário abrir vantagem na ponta. O Rubro-Negro vai a 47 pontos e segue na vice-liderança. No domingo, a equipe terá pela frente o Figueirense, às 11h, no Pacaembu.

O jogo foi equilibrado desde o início, mas com o Flamengo mais presente no ataque até os 40 do primeiro tempo. Após cometer três faltas, Márcio Araújo viu o vermelho e fez com que o time precisasse se retrair. Para recompor o time, Zé Ricardo sacou Diego e colocou Cuéllar. Foi a chance do Palmeiras de partir para cima.

Na segunda etapa, a estrela de Zé Ricardo acabou brilhando e muito. O treinador colocou Alan Patrick no lugar de Gabriel e no primeiro toque do meia na partida, ele abriu o marcador para o Flamengo. A vantagem poderia ter sido ampliada, mas o Rubro-Negro desperdiçou boas chances. E fez muita falta.

Em fase iluminada, Gabriel Jesus mostrou porque é o nome do momento e o camisa 9 da Seleção. O atacante fez bela jogada individual e castigou o Flamengo com uma bola no cantinho, que ainda bateu na trave antes de balançar as redes. O gol empurrou o Palmeiras para frente, que ainda pressionou bastante no fim, mas o empate acabou por ser comemorado pelos jogadores do Flamengo.

O JOGO

A partida no Allianz Parque teve um primeiro tempo de muito estudo e uma segunda etapa de muita emoção. O Flamengo conseguiu abrir o placar com Alan Patrick, aos 17 minutos do segundo tempo, em falha defensiva. O empate veio como fruto da insistência, em chute de Gabriel Jesus aos 36 minutos.

Para um campeonato de pontos corridos, com jogo no meio de semana e a 13 rodadas do encerramento, a expectativa pelo encontro era excepcional. O líder contra o vice-líder, o confronto do melhor mandante com o melhor visitante alimentaram a “decisão antecipada” e fizeram o torcedor palmeirense sair de casa mais cedo para lotar as ruas dos arredores e imitar a festa da final da Copa do Brasil, no ano passado.

O mistério do técnico Cuca sobre o problema na coxa esquerda de Gabriel Jesus durou além do esperado. Em vez de a escalação das equipes ser divulgada com uma hora de antecedência, como é o habitual, somente 20 minutos antes do jogo os times titulares foram mostrados. O tamanho suspense atrapalhou até o locutor do estádio, que errou a apresentação. Somente minutos depois a informação foi corrigida, com o anúncio de que o artilheiro estava confirmado.

A tamanha preocupação parece ter deixado os jogadores nervosos. O ansioso Palmeiras errou passe logo na saída de bola e viu o Flamengo melhor nos minutos iniciais. Em vez de sufocar o visitante, como costuma fazer, foi o time da casa quem ficou acuado em um primeiro momento. Era necessário superar a tensão antes de corresponder à expectativa da torcida pela vitória.

O Allianz Parque, mesmo mais vazio do que de costume, continuava um grande aliado. A punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por confusões em Brasília no Flamengo x Palmeiras no primeiro turno proibiu os visitantes de irem ao estádio e interditou o setor Gol Norte, onde em vez de torcedores, acomodava uma bandeira alviverde estendida nos assentos.

O Flamengo conseguiu demonstrar mais calma na maior parte do primeiro tempo. O time carioca criou as melhores chances por ter mais capacidade de trocar passes com paciência para descobrir um caminho. O Palmeiras tinha difi

culdades para

encontrar espaço, até o volante Márcio Araújo ser expulso, aos 40 minutos. Por coincidência, no lance seguinte Gabriel Jesus obrigou a Alex Muralha salvar o time.

O técnico Zé Ricardo remendou o time com o marcador Cuellar na vaga de Diego, principal articulador das jogadas. O recado foi claro: por ter dez em campo, o Flamengo estava contente com o empate. Cuca voltou para o segundo tempo com atitude oposta. Tirou o volante Gabriel, colocou o atacante Barrios e tentou sufocar o rival.

A ideia de espalhar o time pelo ataque e atrapalhar a marcação do Flamengo não deu certo. A equipe ficou lenta, com pouca efetividade, tanto que foi dominada em alguns momentos. Só se salvou com o empate pela persistência, que arrancou aplausos da torcida ao fim.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS x FLAMENGO

Estádio: Allianz Parque
Público e Renda: presente 32.885/ R$ 2.289.325,68.
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro
Gol: Alan Patrick (Flamengo, aos 17′ do 2ºT), Gabriel Jesus (Palmeiras, aos 37′ do 2ºT)
Cartões Amarelos: Vitor Hugo, Gabriel Jesus (Palmeiras) e Márcio Araújo (Flamengo)
Cartões Vermelhos: Márcio Araújo (Flamengo)

PALMEIRAS: Jailson; Jean, Yerry Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel (Lucas Barrios), Tchê Tchê (Rafael Marques) e Moisés; Róger Guedes (Cleiton Xavier), Dudu e Gabriel Jesus; Técnico: Cuca

FLAMENGO: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Diego (Cuéllar) e Everton (Marcelo Cirino); Gabriel (Alan Patrick) e Leandro Damião; Técnico: Zé Ricardo

O Dia

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo