Com maestro Isaac Karabtchevsky e 19 músicos de 10 nacionalidades, Festival de Música será lançado 6ª

Festival Internacional de Música Clássica.A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lança, nesta sexta-feira (26), às 9h, na Sala Linduarte Noronha da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o II Festival Internacional de Música Clássica. Sucesso de público e crítica consolidado no ano passado, o festival vai contar mais uma vez com um catálogo de alguns dos artistas do mais alto panteão da música erudita mundial em concertos por igrejas históricas e pontos turísticos da capital, além de eventos de formação musical gratuitos oferecidos de 30 de novembro a 6 de dezembro deste ano.
A segunda edição promete inserir João Pessoa em definitivo no mapa dos destinos dos apreciadores da música clássica. A coletiva de imprensa desta sexta contará com as presenças do prefeito Luciano Cartaxo, do diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity, do maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, Laércio Signorelli Diniz, e do violinista da Filarmônica da Rádio Holandesa (e um dos curadores do festival), o brasileiro naturalizado holandês, Alberto Johnson.
“Para a cidade, mais uma vez este evento representa um ganho inestimável em termos de engrandecimento cultural e transmissão de conhecimento artístico”, espera Burity. “O fato de mantermos um evento deste porte em João Pessoa coloca-a em definitivo no mapa nacional e internacional dos grandes eventos do gênero. Mais uma vez, o nosso trunfo revela-se na alta qualidade dos instrumentistas que vão se apresentar”, celebra Diniz.
Dezenove músicos de dez nacionalidades diferentes transitarão pelas centenárias igrejas do Varadouro. Um dos destaques definitivos da mostra é a presença de Isaac Karabtchevsky, maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira.
A ocasião guarda um simbolismo especial, já que há 32 anos, Karabtchevsky regia o concerto de inauguração do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, o mesmo complexo para onde o regente, quase octogenário, volta no concerto de desfecho da programação. Mais do que sede de concertos, o Espaço Cultural será o novo local para as masterclasses, espaço de troca de conhecimentos entre músicos e alunos. Em breve, toda a programação do evento estará disponível em site próprio.
“Teremos 22 concertos no total. Uma das preocupações que nos norteou foi fazer com que a primeira apresentação, às 14h, contemplasse um público de escolas com uma formação instrumental mais rica do que a apresentada no ano passado, centrada à época em recitais em duos ou trios”, explica Johnson.

O I Festival –  Ocorrido entre 1º e 7 de dezembro de 2013, o I Festival Internacional de Música Clássica, foi realizado pela Prefeitura da capital (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Neste ano, o patrocínio se repete.

Mais de 20 instrumentistas de 12 nacionalidades diferentes emprestaram brilho e know-how erudito ao evento em 22 concertos e 10 masterclasses públicas, usando como cenário principal as centenárias igrejas da Misericórdia, São Francisco, do Carmo e São Bento. O público também pôde conhecer de perto a recém-criada Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, instituição privilégio de poucas capitais, que participou dos inesquecíveis concertos inaugural, no pátio do Centro Cultural São Francisco, ao lado da pianista Anna Fedorova, e de encerramento, na Estação Cabo Branco, com Lucy Alves.

Redação com Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo