GERAL

Com foco na inclusão social, Geraldo Medeiros, Pré-Candidato a Vereador, traz propostas para os cegos e pessoas de baixa visão

Foto: Sérgio Ricardo/DiarioPB

Em Bayeux, as calçadas não comportam o trânsito de pedestres, as pessoas sem deficiência precisam circular pela rua, colocando a vida em risco, em meio a veículos, porque nossas calçadas são completamente irregulares, e com todo tipo de obstáculos, como rampas e batentes, que inviabilizam a circulação de pessoas normais e principalmente as com dificuldade de locomoção, dentre estas os cegos e as pessoas com baixa visão

Imagina você cego, enfrentar essa situação!

Eu gostaria que você, leitor, faça um teste, experimentando sensação de não enxergar. Coloque uma venda nos olhos e ande dentro de sua casa, onde você conhece o lugar de tudo, depois venha e comente nesta postagem sua experiência. Mas não faça isso sozinho, vá com uma pessoa do lado para evitar acidente.

No meio da rua é muito pior que em casa, e por mais que o deficiente conheça os obstáculos, a situação muda constantemente, como o aparecimento de novos buracos, novos objetos, animais, e outras situações que quem passa é quem pode falar.

Essa desordem estrutural que temos, reflete no comércio, porque essas pessoas deixam de circular para comprar, reflete no trabalho, porque se essas pessoas circulassem, elas comprariam mais e teríamos mais vagas de emprego para atender esses novos clientes, também reflete na vida dos familiares que cuidam destas pessoas no dia a dia, haja vista que quando elas precisam de alguma coisa, é o familiar que vai buscar, ou mesmo vai guiar ou levar a pessoa com dificuldade de locomoção para algum lugar, e se houvesse infraestrutura adequada, essas pessoas poderiam se resolver sós, também poderiam trabalhar e gerar riqueza para o país.

Então para incluir pessoas cegas e com baixa visão na sociedade e no mercado de trabalho, vou expor algumas de nossas propostas, fruto de minha vivência social e de estudos, que ainda podem ser ampliadas de acordo com as demandas que me tragam.

  1. Para que os cegos circulem, é necessário um piso especial, o piso tátil, pois este piso tem marcas, estas marcas são uma mensagem para os cegos, que informam se ele pode seguir em frente, se deve parar, se tem uma esquina, se tem uma parada de ônibus, então o piso tátil é fundamental para os cegos circularem com independência e segurança pela cidade.
  2. Faz parte de nossas propostas, que tenhamos paradas de ônibus cobertas, esta proposta será apresentada num dos vídeos específicos referentes à infraestrutura do trânsito, mas eu já adianto esta proposta porque estas paradas devem conter mensagens em Braile nas paredes para orientar os cegos e as pessoas com baixa visão.
  3. Também proporemos a implantação de mensagens em Braile nas esquinas, sendo mais uma forma de orientação para deficientes visuais, mas esta proposta depende de conversas com os engenheiros urbanísticos da cidade e com deficientes interessados, para ver como seria a estrutura que comportaria estas mensagens.
  4. Os prédios públicos, abertos à circulação de pessoas, são os prédios da administração pública, como a prefeitura, os hospitais, as escolas, e outros mais, e prédios privados, também abertos à circulação de pessoas, estes são os comércios, as lojas de departamentos e serviços, atendimento de permissionárias de serviço público, estas edificações devem ter mensagens em Braile, na entrada e em suas dependências internas, para orientar os cegos.
  5. Sinais sonoros espalhados em pontos estratégicos da cidade, para a travessia de cegos e de pessoas com baixa visão.
  6. Incentivo à prática de esportes, com escolinhas, disponibilizando área, material e profissionais adequados aos esportes de interesse da comunidade de deficientes visuais.
  7. Discutir com a comunidade de cegos e pessoas com baixa visão, a implantação das medidas propostas e de outras medidas que venham a facilitar a vida deles, como, por exemplo, um sinal sonoro nos ônibus, informando se está parado, de porta aberta, se vai fechar a porta e se movimentar. Isso é só uma ideia, e só quem passa pelas necessidades é quem pode dizer se pode ser é útil.
  8. Ainda prevemos uma Lei Municipal de Acessibilidade do Município de Bayeux – LMA, prevendo normas, onde estarão incluídas as necessidades de cegos e de pessoas com baixa visão e deficientes em geral, para estabelecimentos privados e públicos aberto à circulação de pessoas e vias públicas, a formação de uma comissão para fiscalizar a aplicação desta lei em Bayeux e um guia de acessibilidade, com informações dos pontos com infraestrutura de acessibilidade em nosso município.

Com essas medidas começaremos a construir uma sociedade mais inclusiva e com oportunidades também para cegos e pessoas com baixa visão.

Link do vídeo sobre o tema: https://www.facebook.com/geraldo.medeirosfilho/videos/1913105055492453

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo