SAÚDE

Com alta de casos em João Pessoa, Saúde alerta para continuidade de medidas contra a Covid-19 e importância da segunda dose

A diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Alline Grisi, revelou nesta terça-feira (16) que os casos de Covid-19 aumentaram na capital na última semana e alertou que a população deve se dirigir aos postos de vacinação para receber a segunda dose contra a Covid-19.

“Os casos ainda estão aumentando. Semana passada a gente teve um aumento, a gente vê a quantidade de pessoas que deveriam ter tomado a segunda dose e não procuraram”, declarou.

A ocupação s leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa chegou a 33% nos últimos dois dias.

Ela declarou que a fiscalização para o cumprimento das medidas contra a Covid nunca deixou de acontecer, em estabelecimentos, bares e eventos.

“A fiscalização nunca deixou de acontecer, têm fiscais sanitários de domingo a domingo até 1h. A gente vem orientando os estabelecimentos. A população precisa ajudar, ela pede para liberar, mas no momento da contribuição ela não contribuiu. A gente chega em alguns locais as pessoas estão sem máscaras, não saiu decreto liberando o uso de máscaras,  vamos permanecer com o uso, é importante para evitar o contágio. A fiscalização continua nas ruas autuando, todos os shows é obrigado a avisar a vigilância para que os fiscais estejam na portaria recebendo o cartão de vacina e o teste RT-PCR”, disse.

Vacina de adolescentes

A diretora confirmou  que adolescentes vacinados no fim de setembro devem tomar a segunda dose do imunizante contra a Covid-19 com 60 dias, e não com 90, após orientação do Ministério Saúde. O resto do esquema vacinal continuará da mesma forma, segundo a gestora.

Uma nova mudança no esquema vacinal deve ocorrer em relação à dose de reforço, revelou Alline. A dose pode passar para ser tomada em 50 dias, segundo defendido pelo município. A definição depende de nova orientação do Ministério.

“Quando chega a nota técnica é que a gente pode tomar as providencias. O que a gente quer é a redução para que a gente conclua o ciclo vacinal”, pontuou.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo