GERAL

Colombianos já podem votar para escolher novo presidente do país

colombiaeleicoes3Candidato à reeleição presidencial na Colômbia, o atual presidente, Juan Manuel Santos, votou na manhã deste domingo (15) em Bogotá com seus dois filhos, Martin e Esteban, e a filha, Maria Clemencia.

De acordo com as últimas pesquisas de opinião, os dois candidatos estão empatados tecnicamente: Santos teria 47,7% das intenções contra 48,5% de Zuluaga, aliado do ex-presidente Álvaro Uribe. Qualquer voto a mais, portanto, pode ser decisivo.

Santos, de 62 anos, se apresenta como candidato da coalizão União Nacional com a bandeira da paz e a promessa de chegar a um acordo para o fim do conflito com os grupos guerrilheiros.

Zuluaga, de 55, é o candidato do Centro Democrático, um movimento de direita liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010), que defende um recrudescimento das condições para seguir a negociação com a guerrilha.

O voto não é obrigatório na Colômbia e historicamente o país registra altos índices de abstenção. No primeiro turno, em 25 de maio, 60% dos eleitores não comparecem às urnas.

Tranquilidade
O governo espera que as eleições de hoje sejam tão tranquilas quanto as de três semanas atrás, tanto pelo envio das forças de segurança como pelo cessar-fogo unilateral das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), vigente de 9 a 30 de junho, e a promessa do Exército de Libertação Nacional (ELN) de respeitar o processo eleitoral.

Espera-se que uma hora depois do fechamento das seções eleitorais os colombianos já saibam o nome do próximo presidente do país para o período de 2014 a 2018.

G1

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo