Coletiva dará detalhes sobre primeira Mostra Internacional de Teatro

mitA Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), realiza nesta quarta-feira (13), às 10h, na sala Linduarte Noronha, na sede da Fundação, uma coletiva para dar detalhes sobre a I Mostra Internacional de Teatro (MIT) – João Pessoa Encena. O evento, que será realizado de 12 a 21 de setembro, é o mais representativo do segmento teatral até então realizado numa capital nordestina, e trará para João Pessoa 30 espetáculos de companhias locais, nacionais e de países como Chile, Argentina e Espanha.

Na ocasião, o site do evento também será lançado. Durante os dez dias da MIT, o público poderá assistir a espetáculos e participar de oficinas, palestras e debates em diversos pontos da cidade, como praças públicas, teatros, universidades e espaços alternativos – tudo sem pagar nada. A mostra tem patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF) e da PMJP, com realização do Instituto Artimanha e correalização da Cara Dupla Companhia de Teatro. O objetivo de um evento desta magnitude é possibilitar o acesso de toda a população ao que de melhor está sendo produzido nos palcos brasileiros.

“A MIT pretende lançar a pedra fundamental de eventos do mesmo gênero na cidade, inaugurando no calendário da região programação cultural de qualidade e que atinja o público”, espera o diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity. A presença de artistas representativos do teatro brasileiro contemporâneo (na frente e atrás dos palcos) ajudará neste papel.

A Mostra Internacional de Teatro – João Pessoa Encena foi inspirada em alguns dos principais projetos do circuito nacional no tocante ao seu alcance social e articulação com esferas públicas e privadas como braço da difusão das artes cênicas entre a população. “Os três eixos básicos em que nos fundamentamos para a sua criação foi, primeiramente, possibilitar o acesso pleno da população ao teatro, intercambiar formas de conhecimento entre os vários grupos que por aqui vão circular e inserir João Pessoa em definitivo no mapa dos grandes eventos artísticos das mostras internacionais”, resume Luciano Santiago, curador e coordenador da MIT.

Serviço:

Funjope: Rua Duque de Caxias, 352, Centro

Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo