Cogumelos podem alterar o tempo, revelam os cientistas.

cogumelosCientistas aprenderam que os cogumelos têm uma extraordinária capacidade de controlar o tempo. Ao alterar a umidade do ar em volta de si, eles agitam ventos que sopram para longe os seus esporos e os ajudam a dispersar. As plantas usam uma variedade de métodos para espalhar sementes, incluindo a gravidade,  a projeção forte, o vento, a água e os animais. Cogumelos por muito tempo tem sido pensados como espalhadores passivos de sementes, liberando os seus esporos e em seguida, contando com as correntes de ar para carregá-los. Porém uma nova pesquisa mostrou que os cogumelos são capazes de dispersar seus esporos em uma área ampla, mesmo quando não há um sopro de vento sequer – através da criação de seu próprio tempo. Cientistas em os EUA usaram técnicas de filmagem de alta velocidade e modelagem matemática para mostrar como os cogumelos Pleurotus ostreatus (Cogumelo Ostra) e o Lentinula edodes (Shiitake) liberam vapor de água que resfria o ar ao seu redor, criando correntes de convecção. Este, por sua vez, gera ventos em miniatura que levantam os seus esporos no ar.

Os resultados, apresentados na reunião anual da Divisão de Dinâmica de Fluidos em Pittsburgh da Sociedade Americana de Física , sugerem que os fungos são muito mais do que os fabricantes mecânicos de esporos. ” Nossa pesquisa mostra que essas “máquinas” são muito mais complexas do que isso: eles controlam seus ambientes locais e criam ventos onde não havia nenhum feito pela própria natureza” , disse o principal cientista Professor Emilie Dressaire , do Trinity College em Hartford, Connecticut. ” Isso parece incrível, mas os fungos são engenheiros geniais. ” Os cientistas acreditam que o mesmo processo pode ser utilizado por todos os fungos de cogumelos , incluindo aqueles que causam doenças em plantas , animais e seres humanos .

Um cogumelo é tecnicamente o corpo carnal produtor de esporos, de um fungo. Milhões de esporos, sementes unicelulares microscópicas, podem ser produzidos por um único cogumelo, pelo menos algumas das quais susceptíveis a pousar um lugar adequado para o crescimento de um novo micélio.

 

Mais de 80 tipos diferentes de cogumelos comestíveis silvestres crescem no Reino Unido, bem como muitas espécies venenosas.

 

Um dos cogumelos mais mortais do mundo, o Amanita phalloides (the death cap), é uma visão comum na floresta britânica. Apesar de sabor agradável, apenas 28 gramas deste fungo é o suficiente para matar.

 

Fonte: Climatologia Geográfica

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo