ENTRETENIMENTOMÚSICA

Climate Live Brasil reúne jovens e artistas por justiça climática

Neste sábado, 16 de outubro, shows simultâneos em mais de 20 países pressionam lideranças mundiais a agirem no combate ao aquecimento global.

Com shows simultâneos ao redor de todo o mundo, o Climate Live acontece neste sábado (16), alertando para a emergência climática. A iniciativa é liderada pelo Fridays for Future, grupo de jovens liderado pela ativista sueca Greta Thunberg e que organiza as greves globais pelo Clima. O Brasil é um dos mais de 20 países de seis continentes onde artistas, ativistas e cientistas subirão ao palco, às 18h00 (hora do Brasil), por justiça climática e pelo futuro do planeta. A ideia do projeto é a juventude liderando shows pelo clima em todo o mundo para engajar, educar e empoderar mais pessoas no movimento. “Para mudar tudo, precisamos de todos”, convida Greta Thunberg. E completa: “Eu aprendi que nunca somos pequenos demais para fazer a diferença”.

O line-up do Climate Live Brasil já conta com presenças confirmadas dos artistas: Aíla, Maria Gadú, Elza Soares, Pe Lu, Francisco El Hombre, Renegado, Benjamín, Marcelo Jeneci, Thales Cavalcanti, Bruna Black, DJ Lucas Frota, Owerá (Kunumi MC), Duda Brack, Nina Oliveira, , Vinicius (Solto), Bia Doxum, Midria, Gerson Afrobreak, Joice Zau, Marabu e Tonyyymon. Participam também: Astrid Fontenelle, Mari Moon, Erick Mafra, Felipe Pileggi, Erika Hilton, Hebert Conceição, Bianca Galvão, Quebrada Queer, Ellen Monielle, Clara Alves e Luciana Viegas. As performances serão transmitidas do Estúdio Flow, em São Paulo (SP). A CLIMATE LIVE usa a linguagem universal da música para unir as pessoas e salvar o planeta, pressionando governos.

O planeta em perigo

Climate Live BrasilO aquecimento global é pior e mais rápido do que se temia. Por volta de 2030, dez anos antes do que se estimava, poderá alcançar o limite de +1,5ºC, com riscos de desastres sem precedentes para a humanidade, já sacudida por ondas de calor e inundações. Os dados foram divulgados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU. Estabilizar o clima vai exigir uma redução forte, rápida e sustentada das emissões de gases de efeito estufa para alcançar a neutralidade de carbono.

Consequências já estão presentes.  O planeta já alcançou +1,1ºC e começa a sofrer as consequências: incêndios que arrasam os Estados Unidos, a Grécia e a Turquia, chuvas diluvianas que inundam a Alemanha ou a China, termômetros beirando os 50ºC no Canadá.

Diante da crise climática que o globo atravessa, agir é urgente. O Brasil vive tempos de devastação ambiental e desrespeito às comunidades originárias que podem nos levar a um ponto de não retorno para o aquecimento global. Enquanto isso, o governo brasileiro minimiza o problema e age no sentido da destruição.

Sobre o Brasil, Greta Thunberg comentou a morte dos índios.”Indígenas estão sendo mortos por tentar proteger a floresta do desmatamento ilegal. De novo e de novo. É uma vergonha que o mundo permaneça calado sobre isso”.

A CLIMATE LIVE prepara uma mobilização mundial para a cúpula do clima COP26 em Glasgow (Reino Unido), da ONU, que começa ainda neste mês de outubro.

Serviço

Climate Live Brasil
16 de outubro, às 18h
No YouTube Brasil Climate Live 16/10 – 18HS. CLIQUE AQUI

No YouTube 24/10/2021 – Versão Internacional: CLIMATE LIVE 2021 ? Official Launch Video

Com: SopaCultural.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo