TECNOLOGIA

Cientistas criam lentes de contato que dão zoom ao piscar

Um grupo de cientistas da universidade de San Diego, na Califórnia, criou um protótipo de lente de contato com função de zoom embutida, controlada pelo próprio movimento do olho.

As lentes reagem aos sinais elétricos causados pela movimentação dos olhos, e podem aproximar ou afastar a imagem. Com isso, é possível combinar em uma única lente a correção para miopia e hipermetropia.

O protótipo é feito com polímeros que mudam sua estrutura de acordo com a corrente elétrica, imitando o comportamento do olho humano. Com a mudança da estrutura, o ponto focal muda e altera o que aparece em foco.

Indo além, os cientistas acreditam que certos movimentos específicos dos olhos podem ser usados para controlar as lentes como, por exemplo, ajustar o foco para perto quando a pessoa olhar para baixo, como palavras em um livro.

Apesar da tecnologia já estar em fase de testes, ainda há muito o que melhorar para que ela possa ser vendida: atualmente, é necessário usar eletrodos posicionados ao redor dos olhos para controlar o zoom, o que seria impraticável no dia a dia.

Você pode ler o estudo completo aqui (em inglês). Com informações do Gizmodo.

Gizmodo

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo