Chuva abre cratera e casas podem desmoronar na Zona Leste Natal

Cratera NatalDeslizamentos de terra, ruas e avenidas alagadas, lagoas de captação transbordadas. São inúmeros os transtornos e prejuízos causados ao natalense por causa das chuvas que caem sobre a capital potiguar desde as primeiras horas da sexta-feira (13). O ponto mais crítico, segundo a Secretaria Municipal da Defesa Civil, está em Mãe Luíza, na zona Leste da cidade. Na rua Guanabara, uma das mais movimentadas do bairro, pelo menos quatro casas correm risco de desmoronar em razão de uma cratera que se abriu no meio da pista.

Parte do asfalto cedeu e deslizou barranco abaixo, levando também as calçadas das residências, pedras e muita terra para a Via Costeira, principal acesso à rede hoteleira.

Na noite deste sábado (14), duas residências já haviam sido destruídas. Um poste também caiu dentro do buraco.Até o momento não há registro de vítimas, mas alguns moradores da vizinhança insistem em furar o isolamento feito pela Defesa Civil e se arriscam entrando nas casas para retirar móveis e eletrodomésticos. O cordão de isolamento engloba onze imóveis, um deles com dois andares.

Durante a noite do sábado, o Corpo de Bombeiros informou que moradores de cerca de 50 casas nas proximidades da própria rua Guanabara e também da Atalaia, tiveram que ser realojados no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da cidade. Além destas residências, dois edifícios foram evacuados. Os prédios ficam ao lado de uma escadaria que também foi atingida e ruiu com o deslizamento.

A comerciante Laíze Campos é dona de um imóveis atingidos e que corre o risco de desmoronar. “O que vou fazer? Este é o único bem que eu e minha família temos. É desesperador saber que a qualquer momento você pode perder tudo”, disse ela, angustiada.

No início da tarde da sexta, quando a terra deslizou pelo barranco, a areia invadiu a Via Costeira e arrastou cinco carros e uma motocicleta. Ninguém se feriu, mas deixou a avenida interditada até a manhã do sábado, quando um novo deslizamento fez a Defesa Civil interditar novamente a pista. À noite, a situação se agravou e a terra voltou a descer morro abaixo.

A jornalista Carolina Souza fez a filmagem e conta que ficou apreensiva no momento em que ocorreu o incidente. “Tinham pessoas lá embaixo, fiquei nervosa. Tive medo de o muro cair sobre as pessoas”, lembra. No vídeo, Carolina grita para alertar sobre o risco de desabamento.

Alerta
De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a chuva é contínua há praticamente 48 horas, com um acúmulo no período de 285 milímetros de água sobre a cidade. “Choveu nestes dois dias o equivalente a média histórica de todo o mês de junho”, afirma o meteorologista Gilmar Bristot. Ainda na noite do sábado, a Prefeitura de Natal emitiu um sinal de alerta e determinou que todas as Secretarias Municipais com equipes, material e veículos permaneçam de sobreaviso enquanto o tempo não melhorar.

Ainda segundo o meteorologista da Emparn, o domingo será de tempo nublado com mais pancadas de chuvas. O sol só deve aparecer mesmo na tarde da segunda-feira (16). E, mesmo assim, ele não arrisca dizer que a partida entre Gana e EUA, que acontece a partir das 19h, terá um céu estrelado. As duas seleções fazem o segundo jogo que a Arena das Dunas recebe nesta primeira fase da Copa do Mundo. Quando o México venceu Camarões por 1 a 0, na tarde da sexta-feira (13), já chovia em Natal e as nuvens não deram trégua um minuto sequer.

Ao G1, Bristot explicou que três fatores estão causando a permanência de nuvens carregadas sobre a cidade. “Ventos fracos, água quente no litoral e umidade alta. Estas três situações, juntas, fazem com que as chuvas não dissipem”, disse. “Para a capital potiguar, o mês de junho, historicamente, é o mês mais chuvoso do ano”, acrescentou o meteorologista.

A Procuradoria Geral do Município também foi alertada e deve elaborar um decreto de estado de calamidade pública ou de emergência a fim de que sejam tomadas medidas necessárias para a recuperação das áreas atingidas pelo temporal.
Ainda segundo a Prefeitura de Natal, desde o início das chuvas, ainda na manhã da sexta-feira, vários bairros da cidade vêm enfrentando problemas de alagamento pelo excesso de água – sobrecarregando o sistema de lagoas de captação do município. Também houve deslizamento na rua do Condor, nas Rocas, em função de um muro de arrimo ter cedido.

Força-tarefa
No início da noite do sábado foi preciso criar uma força-tarefa para discutir um plano de ações. Este grupo é composto pela Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Exército (o vídeo ao lado mostra o momento em que houve um novo deslizamento de terra na Zona Leste).

O telefone da Defesa Civil do Município está em regime de plantão. Os casos de urgência e necessidade de atendimento devem ser relatados no (84) 3232-2525.

G1 RN

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo