SAÚDE

Central Estadual de Transplantes registra mais uma doação de múltiplos órgãos em Campina Grande

A Central de Transplantes da Paraíba registrou, nessa quinta-feira (16), mais uma doação de órgãos, em Campina Grande. Desta vez, foram doados o fígado e as córneas, de uma paciente de 44 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico.

A doadora estava internada no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, quando a equipe médica fechou o diagnóstico de morte encefálica, que é a parada irreversível das funções do cérebro. A partir de então, a equipe da Central de Transplantes realizou a entrevista familiar, que foi positiva para a doação dos órgãos. Apenas a família pode autorizar a doação.

Essa foi a 14ª doação de múltiplos órgãos registrada no Trauma-CG em 2023. O número já supera o total de doações registradas na unidade no ano passado, quando foram contabilizadas 12 doações.

A diretora do Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destaca que além do recorde no número de transplantes de coração registrado este ano, também houve um aumento importante referente aos transplantes de fígado.

“Em 2023, já batemos recorde em relação às doações e transplantes de coração e vamos superando também o número de transplantes de fígado de todo o ano passado. Comparando com 2022, conseguimos aumentar em 20%, saindo de 20 para 24 transplantes de fígado até agora. E nossa expectativa, até o fim do ano, é conseguir salvar ainda mais vidas”, enfatiza.

De acordo com o setor de estatística da Central de Transplantes, este ano já foram realizados 217 transplantes, e ainda aguardam em lista de espera 500 pessoas, sendo 307 de córnea, cinco de coração, 19 de fígado e 169 de rim.

DiárioPB com Secom-PB

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo