MÚSICA

Cátia de França celebra 50 anos de carreira com disco produzido só com músicos paraibanos

Meio século de carreira, seis discos lançados e uma trajetória que transita entre palcos e parceiros musicais dos quatro cantos do país. A multiartista paraibana Cátia de França chega aos 77 anos lançando ‘No Rastro de Catarina’, seu novo trabalho com 12 composições inéditas e que unem o passado e o presente. O disco estará disponível em todas as plataformas de musicais, a partir desta sexta, 19.

A celebração deste marco foi produzida integralmente em sua terra natal. Cátia de França explicou que a fórmula para produzir um disco novo era envolver músicos paraibanos. “Chegou um momento em que percebi uma cobrança por um novo trabalho, que vinha sempre acompanhada do questionamento se eu havia parado de compor. Esse disco foi regado por sentimentos de entrega, vontade e confiança. Por isso, eu apostei numa fórmula que deu certo, que é fazer disco novo com músicos

‘No Rastro de Catarina’ foi gravado ao vivo em João Pessoa, terra natal da cantora, no Estúdio Peixeboi, e contou com os músicos Cristiano Oliveira (viola, violão e violão de aço), Marcelo Macêdo (guitarra e violão de aço), Elma Virgínia (baixo acústico, baixo elétrico e fretless), Beto Preah (bateria e percussões) e Chico Correa (sintetizadores), que também assina a produção musical do disco ao lado de Marcelo Macêdo. O disco ainda tem a participação de Gláucia Lima no vocal, Dina Faria na direção artística e Felipe Tichauer na masterização.

Poética e sonoridade

A faixa que dá nome ao disco é um jogo de palavras a partir do trecho ‘No Raso da Catarina/ O que vejo é nossa sina/ Enxergo a caatinga/ Branco hospital”, presente na canção autoral ‘Quem Vai, Quem Vem’, do disco ‘20 Palavras ao redor do Sol’ (1979). O show de lançamento será nos dias 19 e 20, no Sesc Pompeia, São Paulo.

O disco percorre toda a história da artista, desde ‘Indecisão’, um poema de amor escrito quando Cátia tinha 14 anos e só agora musicado, ao mergulho em seu envelhecimento com ‘Malakuyawa’, cantando sobre seus cabelos brancos, veias aparentes e sorriso sem dentes.

Faixas como ‘Espelho de Oloxá’, ‘Bósnia’ e ‘Negritude’ abordam entre outras temáticas sua veia política e a identidade negra, além da forte característica da referência literária em sua arte (a faixa ‘Eu’, por exemplo, traz um poema da portuguesa Florbela Espanca), apresentando canções que, como crônicas, contam o mundo através das lentes da compositora. Entre as doze canções estão parcerias com Khrystal, Regina Limeira e Socorro Lira.

50 Anos de carreira

Cátia cresceu um lar musical e foi alfabetizada com canções, pela sua mãe Adélia de França, a primeira educadora negra da Paraíba. A cantora costuma contar que em sua casa “podia faltar manteiga, mas jamais faltaria um livro”.

Apadrinhada pelo compositor e produtor Zé Ramalho, gravou ‘20 Palavras ao Redor do Sol’ (1979), seu primeiro trabalho pela CBS, que conta com a participação de Sivuca, Dominguinhos, Sérgio Boré, Chico Batera, Lulu Santos e Bezerra da Silva. Em 1980, lança o álbum ‘Estilhaços’.

Cátia também gravou o LP ‘Feliz Demais’ (1985) e ‘Olinda’ (1986), com participação da Banda Azymuth. Já em 1998, lança o CD ‘Avatar’ (1998) pelo selo CPC Umes, do qual participam Chico César (1964-), Xangai (1948-) e Quinteto de Cordas da Paraíba.

Em 2005, grava o CD ‘Cátia de França Canta Pedro Osmar’, interpretando músicas do cantor, compositor e instrumentista paraibano. Em 2012, lança o CD independente ‘No Bagaço da Cana / um Brasil Adormecido’, com a Camerata Arte Mulher, formada por musicistas eruditas da Paraíba e inspirado em textos de José Lins do Rego.

Com o patrocínio da Natura Musical, Cátia de França apresenta a seus fãs o CD ‘Hóspede da Natureza (2016)’, inspirado na obra do escritor Henry David Thoreau (1817-1862) e com uma musicalidade que transita do reggae ao blues, passando por bossa nova, rock e bumba meu boi.

 

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo