GERAL

Catalunha declara independência da Espanha

Catalunha declara independênciaO Parlamento catalão proclamou nesta sexta-feira (27), por meio de uma sessão plenária no Parlamento de Barcelona, a independência da região autônoma do resto da Espanha.

A resolução unilateral foi apresentada pela maioria independentista, um desafio inédito na história da democracia espanhola.

“Começa a sessão”, declarou a presidente da Câmara, Carme Forcadell. Em seguida, um representante da oposição, Carlos Carrizosa, afirmou que a moção independentista “destrói o mais sagrado: a coexistência”.

O Senado espanhol também está reunido em Madri em sessão extraordinária nesta sexta-feira, a pedido do governo de Mariano Rajoy, para suspender o autogoverno catalão, pela primeira vez em quatro décadas.

Dezenas de milhares de manifestantes separatistas saudaram a declaração de independência do lado de fora do Parlamento catalão, com gritos e aplausos.

Reação de Madri

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, pediu calma e prometeu “restaurar a legalidade na Catalunha”, alguns minutos após a proclamação da independência da região pelo Parlamento de Barcelona.

“Exorto todos os espanhóis a se acalmarem: o estado de direito irá restaurar a legalidade na Catalunha “, escreveu Rajoy no Twitter.

Rádio França Internacional

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo