GERAL

Carta-programa de Sandra Moura aponta para inovações na API

jornalista Sandra MouraA jornalista Sandra Moura reuniu comunicadores, advogados, ativistas sociais e apoiadores na manhã desta segunda-feira, 9, no auditório da Associação Paraibana de Imprensa (API), no centro de João Pessoa, para apresentar os pontos principais da carta de propostas da chapa que lidera. Projetos em saúde, acessibilidade ao prédio da entidade e serviços de tecnologias digitais online são algumas das inovações registradas no documento que foi distribuído aos presentes.

Segundo a candidata ao principal cargo da entidade, as propostas são fruto de diversas consultas aos associados em várias reuniões realizadas nos últimos meses com a base da API e outros setores da sociedade paraibana. O texto final teve o arremate de jornalistas consagrados como Rubens Nóbrega, Carmélio Reynaldo e Walter Santos. Sandra ressaltou que teve oportunidade de visitar várias empresas de comunicação em cidades importantes da Paraíba, além da capital e de Campina Grande.

Com a presença de Marcela Sitônio, ex-Presidenta da entidade, Sandra se disse orgulhosa de ser a segunda mulher a disputar a presidência da API em mais de 80 anos de existência da associação. “Esse é um espaço de poder, sim. E é um espaço que ainda não está acostumado com a presença da mulher”, afirmou.

Diversidade

Ela destacou a pluralidade de composição da sua chapa, inclusive ideologicamente. “A API ela é diversa. Não é como um sindicato que tem só uma categoria. Tem um publico diversificado. E por isso precisamos garantir a diversidade também na nossa diretoria”, disse.

Sandra disse que pretende acabar com a centralização na figura do presidente. Afirmou que a API está afastada dos associados, tanto em João Pessoa, quanto no interior do estado. Também destacou pontos como a democratização da comunicação e a valorização dos profissionais da Imprensa.

Como professora de Jornalismo da UFPB, Sandra disse que pretende aproximar e integrar os associados da API com a Academia. A carta traz ainda a ideia de fortalecer a mídia independente e fomentar a produção literária dos profissionais da Imprensa, assim como incentivar o empreendedorismo dos comunicadores. Destacou a necessidade de formação para novas mídias, como webTVs e rádios na web, fortalecendo estratégias de convênios da API com empresas e outras organizações.

Sandra Moura disse que seu grupo se preocupa também com os profissionais que estão fora do mercado. “Muitos colegas que ficarão à margem e que precisam do apoio da entidade para serem reinseridos no mercado. Ela disse que sua gestão vai se posicionar contra as formas de violência contra a mulher, combater preconceitos como o racismo e a LGBTfobia. “A questão do assédio moral, do assédio sexual. Tudo isso adoece, amedronta e constrange as pessoas”, pontuou.

Compromissos

O documento da chapa “API na vanguarda para todos e todas” possui 22 propostas detalhadas em quatro grandes recortes temáticos e seis compromissos assumidos. Dois desses compromissos públicos são os de combater qualquer ameaça à liberdade expressão e de Imprensa e recolocar a API nas lutas em defesa do Estado Democrático de Direito e das liberdades públicas.

Pré-candidatos prestigiaram evento

O evento atraiu ainda vários pré-candidatos às eleições de outubro, como a vereadora Sandra Marrocos (PSB), Gregória Benário (PCdoB), Luzenira Linhares (PT) e Dalmo Oliveira (PT). Ana Paula Ramalho, do Grupo Mães na Dor também marcou presença e destacou importância da Imprensa na busca por justiça.

Eleição

Sandra Moura, atual vice-presidenta da API, vai disputar a Presidência da entidade com o atual presidente, João Pinto. A votação vai ocorrer no próximo dia 20, nas cidades do interior do estado, e dia 21 na capital, na sede da entidade.

 Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo