GERAL

Carnavalesco utiliza folheto de Fábio Mozart para arrecadar fundos para bloco

Arte: Sérgio Ricardo/DiárioPB

Sem conseguir patrocínio, o bloco “Os Cuecas” prepara o carnaval de 2020 contando com ajuda de amigos. O artista visual Sérgio Ricardo é um dos responsáveis pelo bloco e tem buscado fontes de financiamento para as camisas e a orquestra. “Não ta fácil, em 2020 será o carnaval do sufoco, mas ainda temos energia para botar o bloco na rua”, afirmou Sérgio. Uma das alternativas para obter recursos financeiros é a venda do folheto “Memórias de um sargento de anti-milícia”, do cordelista Fábio Mozart, uma homenagem a João de Deus Rafael, um dos fundadores dos Cuecas, falecido recentemente. “Vamos vender os folhetos aos amigos e investir no bloco”, comunicou Sérgio.

Os pequenos blocos de rua em João Pessoa não contam com recursos e apelam para a criatividade para conseguir sair no carnaval de rua de 2020. “O Folia de Rua sempre promete ajuda mas, ao final, somos enganados”, disse Sérgio Ricardo. As agremiações apelam para o financiamento coletivo, arrecadação em shows e patrocínio de pequenas empresas. Para Sérgio, financiar o Cuecas com folheto que homenageia João de Deus é uma forma de reverenciar a memória de João de Deus, “porque o bloco é a cara dele e estávamos devendo essa homenagem artística e literária”. Geralmente, os blocos pagam para desfilar. Segundo Ricardo, ele financia com recursos próprios mais da metade dos gastos do Cuecas todo ano.

Juntamente com o folheto, o Cuecas vai vender camisas alusivas ao carnavalesco João de Deus para tentar levantar a verba necessária. Sérgio Ricardo comentou que cada ano é uma manobra diferente para conseguir recursos para o bloco, “mas a gente usa a imaginação e garra pra não deixar a peteca cair”. Ele acredita que “o espírito carnavalesco e libertário de João de Deus Rafael está ajudando na luta pela preservação da tradição do Cuecas”.

Fábio Mozart, autor do folheto “Memórias de um Sargento de anti-Milícia” disse que o conteúdo tem tudo a ver com a essência do boêmio João de Deus e com sua vocação para a alegria. “Tenho satisfação em contribuir para o bloco fundado por João de Deus e ao mesmo tempo homenagear esse folião que foi meu amigo”, afirmou.

DiárioPB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo