GERAL

Carnavalesco utiliza folheto de Fábio Mozart para arrecadar fundos para bloco

Arte: Sérgio Ricardo/DiárioPB

Sem conseguir patrocínio, o bloco “Os Cuecas” prepara o carnaval de 2020 contando com ajuda de amigos. O artista visual Sérgio Ricardo é um dos responsáveis pelo bloco e tem buscado fontes de financiamento para as camisas e a orquestra. “Não ta fácil, em 2020 será o carnaval do sufoco, mas ainda temos energia para botar o bloco na rua”, afirmou Sérgio. Uma das alternativas para obter recursos financeiros é a venda do folheto “Memórias de um sargento de anti-milícia”, do cordelista Fábio Mozart, uma homenagem a João de Deus Rafael, um dos fundadores dos Cuecas, falecido recentemente. “Vamos vender os folhetos aos amigos e investir no bloco”, comunicou Sérgio.

Os pequenos blocos de rua em João Pessoa não contam com recursos e apelam para a criatividade para conseguir sair no carnaval de rua de 2020. “O Folia de Rua sempre promete ajuda mas, ao final, somos enganados”, disse Sérgio Ricardo. As agremiações apelam para o financiamento coletivo, arrecadação em shows e patrocínio de pequenas empresas. Para Sérgio, financiar o Cuecas com folheto que homenageia João de Deus é uma forma de reverenciar a memória de João de Deus, “porque o bloco é a cara dele e estávamos devendo essa homenagem artística e literária”. Geralmente, os blocos pagam para desfilar. Segundo Ricardo, ele financia com recursos próprios mais da metade dos gastos do Cuecas todo ano.

Juntamente com o folheto, o Cuecas vai vender camisas alusivas ao carnavalesco João de Deus para tentar levantar a verba necessária. Sérgio Ricardo comentou que cada ano é uma manobra diferente para conseguir recursos para o bloco, “mas a gente usa a imaginação e garra pra não deixar a peteca cair”. Ele acredita que “o espírito carnavalesco e libertário de João de Deus Rafael está ajudando na luta pela preservação da tradição do Cuecas”.

Fábio Mozart, autor do folheto “Memórias de um Sargento de anti-Milícia” disse que o conteúdo tem tudo a ver com a essência do boêmio João de Deus e com sua vocação para a alegria. “Tenho satisfação em contribuir para o bloco fundado por João de Deus e ao mesmo tempo homenagear esse folião que foi meu amigo”, afirmou.

DiárioPB

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo