CORONAVÍRUS

Campina Grande adia aplicação da segunda dose de vacina contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Campina Grande adiou a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid para pessoas com idades de 70 a 79 anos, que estava prevista para o início desta semana. As pessoas com retorno marcado para os próximos dias, para receber a dose de reforço, devem aguardar uma nova convocação da Secretaria. Na semana passada, centenas de idosos, nessa faixa etária, já receberam a dose 2.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não será possível realizar a vacinação por causa do baixo quantitativo de doses do imunizante Coronavac. No entanto, o ministro Marcelo Queiroga garantiu, na sua visita a Campina Grande, no último sábado (17), que o Ministério da Saúde deve enviar novas doses da vacina do Instituto Butantan para o estado da Paraíba.

O município de Campina Grande enfrenta essa dificuldade para a aplicação da segunda dose neste público, porque, seguindo uma orientação do próprio Ministério da Saúde, utilizou a remessa para antecipar a imunização do público de 60 a 64 anos de idade. Contudo, as doses da Coronavac para compensar a operação e realizar a aplicação do reforço não chegaram a tempo.

Entre os fatores que também contribuíram para este atraso, está a diferença entre o número de doses enviadas para a cidade e o número informado ao Ministério da Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde enviou 4.709 doses a menos do que o anunciado. Além disso, houve também o episódio em que mais vacinas foram enviadas a João Pessoa do que o correto, doses que foram subtraídas de todos os outros 222 municípios paraibanos.

Prazo vencido não compromete imunização 

Apesar disso, o secretário municipal de Saúde, Filipe Reul, garantiu a eficiência do processo de imunização, mesmo com um intervalo maior que 28 dias entre as duas doses. “O importante é completar o esquema vacinal. Já há indícios de que o intervalo é irrelevante para o processo de proteção e o que vale é fechar o ciclo de vacinação, com as duas doses. Mas todos devem ficar tranquilos, que serão imunizados”, disse Reul.

1ª dose de 60 anos 

Independente da não aplicação das doses de reforço, o Município vai iniciar, nesta segunda-feira, a vacinação das pessoas com 60 anos de idade, uma vez que a vacina disponível para este público é a AstraZeneca/Oxford.

As ações vão ser realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Saúde, nas Policlínicas e na Pirâmide do Parque do Povo.

Vacinômetro 

Campina Grande já aplicou 79% das 93.328 unidades recebidas, sendo 58.717 primeiras doses e 15.031 doses de reforço. Esses números são extraídos do sistema SI-PNI, do Ministério da Saúde. O quantitativo restante se refere aos dados que ainda não foram registrados na plataforma, às perdas técnicas e à reserva de imunizantes.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo