GERAL

Campanha contra a Raiva Animal terá início no sábado

Campanha contra a Raiva AnimalComeça no próximo sábado (18) a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e o Núcleo de Controle de Zoonoses. Esta é a 32ª edição do evento, que terá a participação de todas as Gerências Regionais de Saúde e o Nível Central, dando suporte aos municípios paraibanos no que diz respeito à operacionalização da campanha, com distribuição dos insumos necessários (seringas, agulhas e vacinas) e informes técnicos.

Na Paraíba, a meta é imunizar 80% dos animais, entre cães e gatos. Atualmente, o Estado possui 711.376 animais, sendo 518.515 cães e 192.751 gatos. De acordo com o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES-PB, veterinário Francisco de Assis, deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade.

“Os animais precisam estar em bom estado de saúde e é importante salientar que a vacina não tem contraindicação. Eles não sentirão dor nenhuma pois a aplicação é sub-cutânea”, explicou.

No ano de 2013, a campanha atingiu 85% de cobertura vacinal, com a vacinação de 441.212 cães e 133.850 gatos.

Neste ano, serão colocados a disposição da população mais de 900 postos espalhados nos 223 municípios do Estado. Os postos funcionarão no próximo sábado, das 8h às 17h, mobilizando aproximadamente seis mil profissionais de saúde. “Nós visitamos todas as regionais de saúde e mobilizamos profissionais que estão engajados na campanha e divulgando através de cartazes e veículos de comunicação a importância da vacinação dos animais”, disse Francisco de Assis.

Pelo sexto ano consecutivo, será utilizada a Vacina de Cultivo Celular em cães e gatos, que tem uma melhor resposta imunológica e ação mais duradoura. A vacina faz parte do Plano de Eliminação da Raiva Humana transmitida por cães e gatos, principal foco da doença no ciclo urbano, e do Programa Nacional de Imunização, protocolo assinado pelos países latinos junto a Organização Mundial de Saúde.

Para esta campanha, que segue até o dia 18 de novembro, o Ministério da Saúde enviou 700 mil doses de vacina e o mesmo número de seringas e agulhas. Serão utilizadas seringas e agulhas descartáveis, uma para cada animal vacinado, proporcionando uma melhor qualidade no serviço e evitando possíveis contaminações. A Secretaria de Estado da Saúde já repassou os insumos necessários para todas as Gerências Regionais de Saúde, que fará o encaminhamento para os municípios correspondentes.

Dados – Há quatro anos a Paraíba não registra caso de raiva canina e há 15 não há casos de raiva humana. Os últimos foram no ano de 1999 (dois casos).

A raiva – É uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio de mordeduras, arranhaduras, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A doença acomete o Sistema Nervoso Central, levando a óbito em curto espaço de tempo. É letal em aproximadamente 100% dos casos, por ser causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. A única forma de evitá-la é a vacinação.

A raiva apresenta quatro ciclos de transmissão: no ciclo rural tem como principais transmissores os bovinos, caprinos, suinos, ovinos e equideos; no ciclo silvestre, as raposas, guaxinins, macacos e roedores têm maior destaque na transmissão da doença; no ciclo aéreo, os morcegos representam maior perigo e no ciclo urbano os principais responsáveis pela manutençao do vírus rábico são os cães e gatos.

Redação com Secom-PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo