Camisa vermelha da seleção brasileira faz sucesso entre esquerdistas

DPB camiseta seleção esquerdista
Arte: Sérgio Ricardo/DIÁRIO PB

A designer Luisa Cardoso movimentou as redes sociais entre os brasileiros nos últimos dias. Natural de Minas Gerais, Luisa lançou uma ideia na internet: uma versão vermelha e de esquerda da camisa da seleção brasileira. O fato é que os militantes da esquerda se incomodaram com o uso da ‘amarelinha’ nas manifestações conservadoras, e a ideia da designer veio a calhar com a proximidade do mundial de futebol masculino.

Além da cor vermelha representando a esquerda no espectro da política, a camisa da seleção tem, ao invés da logo da Nike (uma das empresas reconhecidas como símbolo do capitalismo e da exploração), o símbolo da foice e do martelo, que representa o poder político emanando da união da classe trabalhadora do campo e da cidade.

Além disso, a camisa possui outra alteração: no lugar do símbolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), recentemente denunciada em escândalos de corrupção; o escudo da extinta Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que precedeu a CBF.

Em entrevista ao site do UOL, a designer explicou a repercussão: “Minha ideia era juntar vinte pessoas e mandar fazer só uma leva. Quando postei no Facebook, achei que ia ser linchada, mas tomou uma proporção que a gente não tinha ideia. Eu sou de esquerda e como a camiseta da seleção virou um símbolo da direita, a gente quis oferecer uma opção crítica”, afirmou Luisa.

O Brasil inteiro acolheu a ideia de Luisa Cardoso. Lojas populares, grupos de amigos e famílias começaram a reproduzir a camisa esquerdista vermelha. Segundo João Jales, sócio de uma camisaria na capital paraibana, “a ideia da Luisa Cardoso foi fantástica. As pessoas começaram a encomendar a estampa, e a demanda nos levou a colocá-la no acervo da nossa loja virtual. Sou militante da esquerda, compartilho o desgosto pela camisa ‘canarinho’, e em tempos como esse, a afirmação de posições políticas é fundamental para a sustentação da democracia no país.”

A camisa pode ser encontrada à venda no link: www.piabacamisas.com.br

Foto: Acervo/Piaba Camisas

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo