TOCA DO LEÃO

Câmara Cascudo, meu santo de devoção

Na quarentena, eu lendo Geografia dos Mitos Brasileiros, de Câmara Cascudo.

Meu compadre e poeta Bob Motta foi amigo de Luiz Cascudo no Rio Grande do Norte.

Quando Bob morreu em 2017, escrevi um folheto, “Chegada de Bob Motta no céu”, onde o poeta dá de cara com Luiz da Câmara Cascudo no paraíso, ou foi no purgatório.

A narrativa não deixa isso claro.

Eis, porém, mais que ligeiro,

Surge um ser que o deixa mudo

Na comitiva de frente

Vem o Câmara Cascudo

Folclorista de Natal

Que foi seu mestre em tudo.

Cascudo abraça o poeta

Na aura misteriosa

Tendo na mão um livrinho

Na outra mão uma rosa

Convidando para um chá

E dois dedinhos de prosa.

No papo, mestre Cascudo

O saúda pelo escrito

Do livro “Bob e Adele,

Causos de amor infinito.”

Seu derradeiro trabalho

Com seu tema favorito.

Com a paciência já moída e desfigurada pelo isolamento antissocial, o velho Mozart está saudoso dos ventos intoxicados das avenidas e das paisagens urbanas e mau cheirosas da capital Parahyba, levando o tempo a ler compulsivamente. Nas minhas estantes disponho de cerca de oitocentos livros, sendo a maior parte deles para circulação no nosso projeto “Biblioteca viva”, onde montamos estantes de livros em determinados espaços públicos para troca livre. Precisaria de mais dez anos de isolamento para ler a metade desses livros. Não quero que eles fiquem sozinhos com suas riquezas. Precisam propagar-se, abrindo mentes e conduzindo os educandos. Livro não nasceu no mundo para viver confinado em estante.

Esta semana comecei a ler Câmara Cascudo. Em seus relatos históricos, o mestre folclorista fala de uma epidemia “devastadora como um cataclismo” que se abateu sobre Natal, Rio Grande do Norte, ano 1856, matando 250 pessoas em uma população de apenas cinco mil à época. Era o terrível cólera. Depois veio a varíola, a meningite e demais flagelos naturais que nivelam a humanidade e escancaram a triste e frágil condição humana.

No deusmeacuda dessa aflição epidêmica, minha mente está envolvida com o pensamento deste historiador, antropólogo, advogado e jornalista Luiz da Câmara Cascudo, autor de 190 livros, dos quais li apenas quatro. O “Dicionário do Folclore Brasileiro” é referência na minha estante individual. Em 2004, o escultor e meu amigo Mestre Zaia me brindou com um busto de Câmara Cascudo. Zaia é autor do busto do poeta Zé da Luz, destruído recentemente em praça pública na sua cidade, Itabaiana. Pois bem, estou aqui lendo e olhando para Cascudo, transformado em meu santo de devoção, símbolo do conhecimento e da cultura em um país tão medíocre e porcamente governado.

 

Fábio Mozart

Fábio Mozart transita por várias artes. No jornalismo, fundou em 1970 o “Jornal Alvorada” em Itabaiana, com o slogan: “Aqui vendem-se espaço, não ideias”. Depois de prisões e processos por contestar o status quo vigente no regime de exceção, ainda fundou os jornais “Folha de Sapé”, “O Monitor Maçônico” e “Tribuna do Vale”, este último que circulou em 12 cidades do Vale do Paraíba. Autor teatral, militante do movimento de rádios livres e comunitária, poeta e cronista. Atualmente assina coluna no jornal “A União” e ancora de programa semanal na Rádio Tabajara da Paraíba.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo