GERAL

Brasileiros no Irã relatam bloqueio à internet e forte policiamento devido a protestos

manifestação no irãPoliciais fortemente armados, internet bloqueada e clima tenso nas ruas. É o que relatam brasileiros que moram no Irã e vivenciaram as manifestações que ocorrem no país desde o fim de dezembro.

O carioca Rafael Fogageiro, de 35 anos, mora com a mulher há um ano e meio na cidade de Isfahan, onde vários manifestantes foram mortos. Ele diz que aplicativos como o Instagram e o Telegram, que eram liberados, foram bloqueados depois que começaram os protestos pelo país – o Facebook já era banido antes.

No domingo (7), a poderosa Guarda Revolucionária do Irã disse que as forças de segurança haviam colocado um fim à semana de protestos alimentados pelo que chamou de “inimigos estrangeiros”.

“A primeira coisa que o governo fez foi filtrar a internet. Eles sabem que o pessoal marca as manifestações usando as redes sociais”, afirma Fogageiro, que trabalha como preparador físico de um time de futebol.

O brasileiro presenciou as marchas duas vezes. “Uma vez vi passando um monte de gente com farda, cassetete na mão, e ao lado civis com pedaços de pau, canos. Acho que estavam indo se enfrentar em algum lugar”, diz. Em outro momento, ele notou que o trânsito estava mais engarrafado que o normal e viu fumaça subindo ao fundo, além de policiais fortemente armados.

Mas ele tranquiliza os familiares que se preocupam com sua segurança. “Fora isso, não afetou nossa vida”, diz.

Fogageiro afirma que a piora na economia – uma das motivações dos manifestantes – é perceptível. “Algumas coisas encareceram, como a gasolina. O dólar aumentou muito”, exemplifica.

Mas diz também que pode haver questões políticas motivando as manifestações. “No ano passado teve eleição, e o candidato que perdeu [Ebrahim Raisi] é superconservador. A onda de protestos começou na cidade dele [Mashhad]. Estão dizendo que ele pode estar por trás”, explica.

Essa teoria – encampada pelo governo – também foi relatada por iranianos a D., uma gaúcha de 34 anos que passou quatro meses no Irã e acaba de voltar para o Brasil. Ela pediu para manter sua identidade em sigilo com medo de retaliações contra o marido, que continua lá, trabalhando.

‘Apavoradíssima’

D. também relata a queda na internet após o início dos protestos. “Domingo [31 de dezembro], quando as manifestações estavam no auge, o Telegram parou de funcionar. Duas horas depois, bloquearam a internet 3G. Mais duas horas e as redes de telefonia saíram do ar. Ficamos incomunicáveis, me preocupei porque o contato com a nossa família é todo pela internet”, lembra.

D. afirma que o exército estava em peso nas ruas. “Só em uma quadra vi 15 guardas vigiando. O cenário era assustador”, relata. E disse que presenciou uma das marchas quando estava em um táxi com a mãe e o filho pequeno.

T. diz que prefere não sair de casa quando ocorrem as manifestações. “Fico quietinha em casa, porque sei que vai sobrar para mim , que podem me prender porque sou estrangeira. Só escuto os barulhos e os gritos”, relata ela, que também pediu para não ser identificada.

“Acho esse pessoal [que se manifesta] muito corajoso, porque você pode receber retaliações, pode tentar abrir uma conta no banco que nunca sai, esperar uma autorização que o governo pode não te dar. E ainda tem as prisões e as mortes”, diz.

A brasileira afirma que se adaptou bem ao Irã . “Sou tranquila, acho que você é que faz o ambiente. A questão de usar roupa comprida e véu nã me incomoda. Acho que a liberdade não está aí”, acredita.

G1

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo