Brasileira vence competição com projeto que pode garantir água potável no futuro

SandvikUma brasileira venceu o concorridíssimo desafio Sandvik, uma competição global que premia ideias inovadoras para o uso de grafeno, uma das formas cristalinas do carbono, de forma sustentável em residências. Nadia Ayad, recém-formada em engenharia de materias pelo IME (Instituto Militar de Engenharia) bolou uma ideia que usa o material, que é 200 vezes mais resistente que o aço, em dispositivos de filtragem e sistemas de dessalinização, buscando oferecer água potável diretamente para moradias.

O projeto de Nadia reduziria significativamente os custos de energia e pressão sobre os atuais fornecedores com a “reciclagem da água”, ou seja, ele permitiria que o processo de filtração de água para casas se tornasse mais barato, eficaz e sustentável.

A vencedora realizou um intercâmbio na Inglaterra durante a graduação através do programa Ciência sem Fronteiras. No Reino Unido, Nadia também fez seu primeiro estágio internacional, na Imperial College of London, trabalhando em seu desenvolvimento de um polímero capaz de substituir válvulas cardíacas.

Ela tem planos de fazer doutorado em alguma instituição nos Estados Unidos e na Inglaterra e acredita que as experiências prévias podem fazer com que ela consiga isso sem passar por um mestrado. Atualmente, Nadia estuda o uso de biomateriais que induzam células-tronco a formar tecidos semelhantes aos das cartilagens em versão 3D, de acordo com o Geledés.

Yahoo

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo