Brasil volta a Fortaleza e disputa vaga na semifinal contra a Colômbia

Neymar e JamesA seleção brasileira joga mais uma vez nesta sexta-feira (4), às 17h, na Arena Castelão. Desta vez, contra a seleção colombiana. Até agora, Fortaleza é a única cidade-sede que recebeu duas vezes o Brasil na Copa. Diferente da partida da primeira fase contra o México, o confronto de hoje é eliminatório e garante ao vencedor uma vaga na semifinal do Mundial. De acordo com dados da Secretaria do Turismo do Ceará e da Fifa, foram vendidos 60.300 ingressos para a última partida da Copa do Mundo na capital cearense.

O jogo Brasil x Colômbia deve dar um novo recorde de turistas nos jogos em Fortaleza. Segundo a Setur, 47 mil pessoas devem chegar na capital cearense até esta sexta-feira, sendo cerca de 20 mil estrangeiros. O último recorde foi registrado no jogo Holanda e México, com 44 mil turistas.

Os americanos continuam sendo os estrangeiros que mais visitam Fortaleza para os jogos da Copa, com 3.400 pessoas; em seguida, estão os ingleses e colombianos, com cerca de 2 mil visitantes. Depois aparecem os visitantes de Chile (1.900), Itália (1.550), Austrália (1.200) e Japão (1 mil).

Entre os 27.500 ingressos comprados por brasileiros, estão 12.800 mil de Fortaleza e Região Metropolitana, 6,5 mil de São Paulo, 3,5 mil do Rio de Janeiro, 2,1 mil do Rio Grande do Norte, 1,8 mil do Pernambuco, 1,4 mil do Distrito Federal e 1, 2 mil do interior do Ceará.

O que funciona em Fortaleza:
A Prefeitura de Fortaleza decretou feriado nesta sexta-feira (4) por conta do jogo na Arena Castelão. As lojas do comércio de rua e shoppings não vão funcionar. Nos shoppings, funcionarão áreas de lazer, alimentação e cinemas antes e depois do jogo. Os supermercados de Fortaleza fecham durante a realização da partida entre Brasil e Colômbia e reabrem após o término da partida.

Por que ver este jogo
O jogo Brasil x Colômbia será a despedida de Fortaleza na Copa do Mundo. A capital cearense recebeu seis jogos do Mundial, dois deles da seleção brasileira. Depois do sufoco contra o Chile, o nervosismo e emoção pode ser maior porque jogo pode garantir o Brasil na semifinal. Além de uma classificação para a próxima fase, a partida será a oportunidade de ver o confronto entre Neymar e o artilheiro da Copa, James Rodriguez. Os dois guardam semelhanças, ambos são camisa 10, têm 22 anos e craques de suas seleções.

No quesito torcida, o público brasileiro pode surpreender os jogadores e os animados colombianos neste jogo. Para variar o grito da torcida brasileira nos estádios, um grupo de cearense se organizou em uma rede social, realizou ensaio e vai distribuir panfletos com novas músicas, entre eles está “Tá escrito”, do Grupo Revelação, pedido do técnico Felipão.

Trânsito
A operação de trânsito terá início à meia-noite com a remoção dos veículos estacionados em locais proibidos e implantação dos principais postos de triagem e bloqueios. A partir de 9 horas, toda a área do entorno da Arena Castelão estará bloqueada, podendo ter acesso apenas veículos credenciados.

O controle veicular será intensificado nas avenidas principais que dão acesso ao Castelão. Os primeiros postos de triagem serão montados nos cruzamentos das avenidas Alberto Craveiro x Senador Carlos Jereissati, Juscelino Kubitschek x Presidente Costa e Silva (Perimetral), Dep. Paulino Rocha x BR-116 e Dr. Silas Munguba x R. Des. Otacílio Peixoto, por onde apenas veículos credenciados e coletivos poderão passar. O acesso local estará garantido.

Além desse controle inicial, postos de verificação veicular (PVVs) montados na Av. Alberto Craveiro x R. Paula Frassinetti e Av. Paulino Rocha x R. Cel. Zacarias José de França restringirão ainda mais o acesso, permitindo somente a entrada dos veículos credenciados pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). A previsão é de que as vias sejam liberadas duas horas após a partida.

Ônibus e bolsões
Nesta sexta-feira (5), os ônibus especiais para a Arena Castelão começarão a sair às 11h dos bolsões, da Avenida Abolição, do aeroporto e da Avenida Dioguinho. Para Brasil x Colômbia, além dos 300 veículos utilizados nos jogos anteriores, terá reforço na frota de mais 50 ônibus. Segundo a Etufor, a oferta de veículos extras será utilizada onde a demanda estiver maior. A previsão dos técnicos é que 50 mil espectadores sejam transportados e que haja mais torcedores na zona hoteleira e no aeroporto.

Mesmo com os ônibus extras, a Etufor recomenda que os torcedores saiam cedo para o jogo para evitar filas e uma maior espera pelos ônibus. O embarque nos ônibus é gratuito mediante a apresentação do ingresso da partida. Para utilizar uma das sete linhas especiais que saem dos bolsões de estacionamento, o torcedor poderá deixar o veículo estacionado gratuitamente nos shoppings Iguatemi, Via Sul, Parangaba e North Shopping Jóquei, na Universidade de Fortaleza, no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará ou no Centro Administrativo do Cambeba.

No mesmo horário, às 11h, iniciará a operação de circulação das linhas especiais que passam nas paradas de ônibus da Avenida Abolição, a partir da Rua José Vilar, pelo Aeroporto Pinto Martins e pela Avenida Dioguinho, na Praia do Futuro.

O desembarque é realizado em três avenidas que margeiam a Arena Castelão: Av. Alberto Craveiro, Av. Dep. Paulino Rocha e Av. Dr. Silas Munguba. A partir desses pontos, os torcedores seguem a pé por um corredor exclusivo para pedestres. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida contam com um serviço diferenciado e podem embarcar em um outro ônibus que segue até as proximidades do estádio.

Fan fest
No Aterro da Praia de Iracema, a Fan Fest deve abrir os portões às 11h. As primeiras atrações serão DJ Diego Grecchi e aulão de dança. Às 13h, terá a transmissão do jogo França e Alemanha. Às 16h05, Samira Show e Forró 100% se apresentam antes do início da partida Brasil e Colômbia. Depois da partida, às 19h05, Forró do Movimento se apresenta. Após 20h35, DJ Diego Grecchi volta ao palco. Às 21h, os portões serão fechados.

G1

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo