Brasil se classifica para fase final da Copa América de futebol feminino
Jogando no Estádio Sanchez Rumoroso, em Coquimbo, no Chile, pela quarta rodada da primeira fase da Copa América de futebol feminino, a Seleção Brasileira derrotou a Venezuela nesta quarta-feira, pelo placar de 4 a 0, e além de garantir a classificação para a fase final da competição internacional, assumiu a liderança isolada do Grupo B da tabela.
Os gols do triunfo das brasileiras, comandadas pelo técnico Vadão, foram marcados por Mônica, Bia Zaneratto (duas vezes) e Marta. Com o resultado, a equipe canarinho conseguiu fazer a manutenção do 100% de aproveitamento na disputa.
O Brasil começou ameaçando desde os cinco minutos de partida. Depois de belo passe de Marta, Andressinha dominou e chutou, mas a bola passou por cima. Entretanto, para alívio da Seleção verde e amarela, Mônica estufou as redes pouco depois, fazendo o 1 a 0.
Ainda no primeiro tempo, a goleira venezuelana Castro impediu o tento de Marta, que depois de finta para cima da zaga, bateu firme, com a perna direita. Novamente pouco depois, Bia Zaneratto não permitiu que a equipe lamentasse o gol perdido e aumentou a vantagem no placar.
Na segunda etapa, depois de duas ótimas oportunidades de gol desperdiçadas por Debinha, aos sete e 18 minutos do período, Bia Zaneratto marcou seu segundo tento na partida perto da marca dos 30 minutos, praticamente assegurando o triunfo do time de Vadão na Copa América. Já perto do final do jogo, Marta desencantou, fez o dela e deu números finais à partida: 4 a 0.
Mais cedo, também pela disputa do torneio internacional, a seleção da Bolívia venceu o Equador pelo placar mínimo de 1 a 0 e conquistou sua primeira vitória na tabela. As equatorianas, por outro lado, permanecem na lanterna do Grupo B, com nenhum ponto conquistado em quatro partidas.
Já o Brasil, com a vitória, alcançou os nove pontos conquistados na mesma chave, ficando com a classificação para a próxima fase garantida e a liderança absoluta assegurada. Por outro lado, a Venezuela, após o revés, estacionou nos seis, ainda ficando com a segunda colocação.
A Copa América do Chile começou na última quarta-feira e vai até o dia 22 de abril. A Seleção Brasileira é a maior vencedora do torneio: em sete edições, venceu em seis oportunidades e pretende continuar a soberania no Chile. Além disso, a disputa dá duas vagas diretas e uma para a repescagem da Copa do Mundo da França de 2019, duas para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, e quatro para os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.
Gazeta Esportiva