INTERNACIONAL

Brasil deve receber aval da União Europeia para exportar mais frango, diz ministro

Brasil é o maior exportador de carne do mundo e responde por quase 40% do fornecimento global do produto

O Brasil poderá em breve obter aprovação para vender mais carne de frango para a União Europeia, disse o ministro da Agricultura do país sul-americano, Carlos Fávaro, na quarta-feira.

As observações de Fávaro foram feitas durante uma visita à processadora de carne de frangos da BRF em Lucas do Rio Verde (MT), que, segundo ele, recebeu sinal verde para exportar produtos para o Reino Unido.

Botamos de volta os pés na Europa”, disse o ministro em Lucas do Rio Verde, segundo podcast divulgado pelo ministério.

“Vendemos para o Reino Unido hoje e daqui alguns dias vamos vender para toda a União Europeia produtos fabricados aqui em Lucas do Rio Verde.”

Em 2018, a UE suspendeu as importações de 20 frigoríficos brasileiros, a maioria produtores de aves.

A proibição foi um golpe para a maior processadora de frangos do Brasil, a BRF, que teve 12 fábricas retiradas da lista pela UE após seu envolvimento em uma investigação sobre segurança alimentar.

As exportações das plantas excluídas continuam suspensas, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Mas a UE enviou uma missão ao Brasil, e as empresas estão aguardando seus resultados, que poderiam reverter as proibições, disse a entidade.

A UE é atualmente o sexto maior destino das exportações de frango do Brasil, segundo a ABPA.

Fávaro disse que a fábrica da BRF em Lucas do Rio Verde também foi liberada para retomar as exportações para a China após uma suspensão que estava em vigor desde 2016.

O Brasil é o maior exportador de carne do mundo e responde por quase 40% do fornecimento global do produto, de acordo com dados comerciais.
No ano passado, o Brasil exportou mais de 316 mil toneladas métricas de carne de frango para a UE, segundo dados do governo brasileiro..

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo