Bota volta à Libertadores com vitória sobre Colo-Colo

lutem por nósReza a lenda que todo bom alvinegro é supersticioso. Quantos fizeram a sua “mandinga” antes de sair de casa e ir para o estádio? Ou na hora de ligar a televisão, o rádio, abrir a página na internet? A força de pensamento foi tanta que parece ter chegado ao Nilton Santos. Quem imaginaria que o gol no jogo mais importante do ano até aqui sairia dos pés de Airton, volante que vem jogando muito, mas nunca havia balançado as redes com a camisa alvinegra em três anos e 75 jogos no clube. Ou que o chileno Baeza, que estava para ser negociado, mas ficou para chutar em cima de Pavez e fazer gol-contra? Só que o imponderável também sabe atrapalhar, que o diga Emerson Silva e o sutil desvio que deu um perigoso gol para o Colo-Colo. O placar final 2 a 1, junto com uma linda festa na arquibancada, marcaram a estreia do Alvinegro na Pré-Libertadores. Porém, foi com um placar de risco…

Com a vitória por 2 a 1, o Botafogo leva uma vantagem pequena, mas jogará pelo empate na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Monumental, em Santiago, para passar para a última fase da Pré-Libertadores. Derrota por 1 a 0, porém, favorece os chilenos. Antes de decidir sua vida na América do Sul, o Alvinegro volta a campo pelo Campeonato Carioca: neste sábado, recebe o Macaé às 19h30 no Nilton Santos, provavelmente com time reserva.

A vontade era imensa. 100%, 110%, 120%… Parecia imensurável. A linha também era tênue para a ansiedade, o nervosismo. Aquela falta desnecessária, aquele passe precipitado… Mas aos poucos o Botafogo foi acalmando os ânimos. Montillo e Camilo começaram a aparecer, e a ajudar na marcação, coisa que muitos não imaginavam que pudessem fazer. Outra coisa que ninguém imaginava era que o gol fosse sair dos pés de Airton. Com um lindo e improvável chute, o volante arriscou de fora da área e acertou o cantinho do goleiro Villar, aos 29 minutos de bola rolando. Onze minutos depois, Pimpão, que corria o campo e o tempo todo, foi premiado pela insistência: batalhou pelo rebote do chute de Montillo na pequena área, dividiu com Baeza, que chutou em Pavez e fez contra: 2 a 0. O Botafogo foi com o placar dos sonhos para o intervalo.

Mas havia uma ameaça de pesadelo. A começar pelo próprio Airton, que lesionou o cotovelo esquerdo no último lance antes do intervalo e não voltou para o segundo tempo. O Botafogo voltou com o estreante João Paulo, mas faltou o volante em campo para bloquear o passe para Paredes ou o chute do centroavante, que desviou no calcanhar de Emerson Silva e matou Gatito, diminuindo o placar para 2 a 1. Gol que foi um baque para o Alvinegro e acordou o até então nocauteado Colo-Colo. E só não empatou porque o árbitro não marcou um pênalti claro quando Marcelo colocou a mão na área nos minutos finais. Com Montillo e companhia cansados, a equipe de Jair Ventura perdeu para a parte física, mas conseguiu segurar a mínima vantagem.

A torcida do Botafogo deu o seu show e exibiu um mosaico 3D, ocupando toda a arquibancada Leste, Superior e Inferior. Não foi com a imagem do ídolo Nilton Santos como era esperado. Os cerca de 20 mil panfletos, sendo 13 mil pretos e sete mil branco, formaram a frase “Lutem por nós”, enquanto subia a imagem de um cachorro uniformizado, um dos símbolos do clube, em meio a fumaças no chão, proporcionando um efeito tridimensional. Foi o terceiro mosaico alvinegro na Libertadores. Já havia feito dois em 2014, com as mensagens: “O gigante voltou” e “Somos um só”.

Aposta de Jair Ventura, Marcelo mostrou ser um jogador pronto mesmo com só 21 anos. Nem parecia que era a primeira Libertadores, a primeira partida com estádio lotado, a primeira “final” no profissional. O camisa 14 teve grande atuação, parou sozinho diversos ataques do Colo-Colo e ainda deu sorte quando falhou. Nos minutos finais, usou a mão para cortar um cruzamento na área, pênalti que o juiz não viu. Além da vitória, o Botafogo sai de campo com a certeza de que encontrou um zagueiro de muito futuro.

 

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo