GERAL

Bernie Sanders vence as primárias democratas em New Hampshire

Ele sai da vitória em New Hampshire como preferido da esquerda democrata. Os "moderados" se digladiam entre Buttiggieg, Bloomberg, o moribundo Biden e a azarã Klobuchar

O senador Bernie Sanders venceu nesta terça-feira (11) as primárias do Partido Democrata em New Hampshire. Com 85,3% das urnas apuradas, ele tinha 26% dos votos. Pete Bittigieg ficou em segundo lugar, com 24,4%.

Até o momento, depois de duas prévias, Bernie Sanders e Pete Bittigieg aparecem como os principais nomes da disputa do Partido Democrata à Casa Branca.

Depois da vitória na primária de New Hampshire, Bernie Sanders desponta como favorito a aglutinar os votos da ala mais à esquerda e anti-establishment do Partido Democrata.

Para evitar uma disputa decidida por conchavos, Sanders precisará reunir 1.990 dos 3.979 delegados eleitos nas prévias – os que votam na primeira rodada. Se não conseguir, outros 771 caciques partidários, conhecidos como “super-delegados”, terão o direito de votar a partir da segunda rodada. Ligados ao establishment, tenderão a apoiar qualquer outro nome que não Sanders, tido como um radical de esquerda e associado ao socialismo.

Até as duas prévias deste mês, a expectativa era que esse nome fosse o ex-vice-presidente Joe Biden. Em Iowa, ele chegou em quarto lugar, mas a confusão na apuração dos resultados serviu em parte para deixar a humilhação em segundo plano. Ontem Biden ficou em quinto. Os caucus de Nevada, daqui a 10 dias, e a primária da Carolina do Sul no fim do mês são as última chances de ele se mostrar viável.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo