GERAL

Bernie Sanders vence as primárias democratas em New Hampshire

Ele sai da vitória em New Hampshire como preferido da esquerda democrata. Os "moderados" se digladiam entre Buttiggieg, Bloomberg, o moribundo Biden e a azarã Klobuchar

O senador Bernie Sanders venceu nesta terça-feira (11) as primárias do Partido Democrata em New Hampshire. Com 85,3% das urnas apuradas, ele tinha 26% dos votos. Pete Bittigieg ficou em segundo lugar, com 24,4%.

Até o momento, depois de duas prévias, Bernie Sanders e Pete Bittigieg aparecem como os principais nomes da disputa do Partido Democrata à Casa Branca.

Depois da vitória na primária de New Hampshire, Bernie Sanders desponta como favorito a aglutinar os votos da ala mais à esquerda e anti-establishment do Partido Democrata.

Para evitar uma disputa decidida por conchavos, Sanders precisará reunir 1.990 dos 3.979 delegados eleitos nas prévias – os que votam na primeira rodada. Se não conseguir, outros 771 caciques partidários, conhecidos como “super-delegados”, terão o direito de votar a partir da segunda rodada. Ligados ao establishment, tenderão a apoiar qualquer outro nome que não Sanders, tido como um radical de esquerda e associado ao socialismo.

Até as duas prévias deste mês, a expectativa era que esse nome fosse o ex-vice-presidente Joe Biden. Em Iowa, ele chegou em quarto lugar, mas a confusão na apuração dos resultados serviu em parte para deixar a humilhação em segundo plano. Ontem Biden ficou em quinto. Os caucus de Nevada, daqui a 10 dias, e a primária da Carolina do Sul no fim do mês são as última chances de ele se mostrar viável.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo