PARAÍBA

Barra de Santa Rosa recebe caravana do Programa Cidadania e Bem Viver

Sob a supervisão do MDA, diversas instituições oferecem mutirão de documentação para trabalhadoras rurais

Servidores do INCRA durante atendimento no mutirão em Barra de Santa Rosa | foto: Bruna Nunes

O projeto Semiárido, que oferece linha de crédito para soluções de recursos hídricos, através do INCRA e do Banco do Nordeste, foi um dos serviços demandados por assentados da Reforma Agrária durante o mutirão que aconteceu nesta terça-feira, 12, na cidade de Barra de Santa Rosa. O atendimento ocorreu no Colégio Estadual Professor José Coelho, no centro da cidade.

José Cícero de Almeida, assentado no sítio Riacho da Cruz desde 2000, veio assinar o documento com proposta para instalar novo reservatório em seu lote, com área de oito hectares. Ele poderá acessar recursos de até R$ 16 mil. “Palma forrageira, milho, feijão, fava e umas poucas cabeças de gado é o que temos por lá”, conta José Cícero, que veio pro mutirão na companhia da esposa, Dulce de Oliveira Almeida. “Água esse ano não seca não”, garante o agricultor, que quer aumentar a segurança hídrica em sua parcela.

José Cícero e Dulce Oliveira são atendidos por Augusto Belarmino | foto: Dalmo Oliveira

Ele foi atendido por Augusto Belarmino, técnico agrícola da empresa de assistência Agrocontábeis. “Aqui na região de Barra nós acompanhamos 50 projetos, dando assistência, orientação e acompanhamento. Depois de aprovado, o recurso é liberado rapidamente em parcelas de dois meses”, diz.

Mulheres visíveis

O Programa Cidadania e Bem Viver tem a supervisão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Essa semana os mutirões estão focados nas mulheres agricultoras da região do Curimataú da Paraíba. Durante o dia inteiro o publico pode solicitar a expedição de documentos, como RG, CPF, Carteira de Trabalho e orientação e consultas do INSS, atendimentos e informações relacionadas aos serviços oferecidos pelo Incra tais como: esclarecimento de ocupações irregulares nos assentamentos, Contrato de Concessão de Uso (CCU), Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e outros. Amanhã, quarta-feira, 13, será a vez de Cubati. Segundo o fotógrafo Vicente Moura, do Programa Cidadão, foram feitas 195 fotos do tipo 3X4 para documentos de identidade.

Vicente Moura fotografa jovem para confecção de RG | foto: Dalmo Oliveira

Boa parte dos atendimentos feitos pela equipe do INCRA tratou de atualização da situação nos cadastros já formalizados em que as esposas e companheiras não constavam na papelada. Como o caso de dona Maria José Nascimento Oliveira, que está cadastrada apenas como Maria José Nascimento, que é seu nome de solteira. Em outros casos, apenas o nome do marido foi cadastrado.

A vantagem de colocar as mulheres nesse tipo de cadastro é que agora o Governo Federal voltou a oferecer novas linhas de créditos exclusivas para as mulheres do campo”, diz Ellen Silva, chefe da Divisão Operacional do INCRA-PB.

O mutirão recebe financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a execução está a cargo do Projeto Dom Helder Câmara. Com apoio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), dos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional, do Trabalho e Emprego e das Secretarias Estaduais do Desenvolvimento Humano, da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, e das Mulheres e da Diversidade Humana. Além das prefeituras municipais em cada uma das etapas.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo