Banda de Música da Polícia Militar completa 150 anos e emociona público na praia do Jacaré

“A Banda de música da Polícia Militar faz parte da minha história, desde criança esteve presente nos desfiles cívicos que participei, nas apresentações culturais e tocando em eventos importantes da Paraíba. Eu me emociono cada vez que a vejo tocando”. O depoimento é da ativista cultural Verônica Ferreira e retrata bem o que representa a banda de música da Polícia Militar, que completou 150 anos de história nesse domingo (8), comemorados com uma apresentação às margens do rio Paraíba, na praia do Jacaré, em Cabedelo, que reuniu mais de 300 pessoas.

banda da policia militar 150 anosOs músicos tocaram um repertório variado, com músicas que marcaram época na sociedade e na rotina dos quartéis. A apresentação teve um momento mais que especial, quando o músico Jurandy do Sax – que já foi sargento da PM e ex-integrante da banda – veio em uma canoa executando o Bolero de Ravel e começou a tocar junto com a banda de música, transformando a apresentação em um verdadeiro show para deixar na história a passagem dos 150 anos da banda.

“Um grande momento promovido pelo brilho da natureza, beleza do por do sol proporcionado por Deus e a música emocionante da banda da Polícia Militar e de Jurandy do Sax. Foi uma apresentação diferenciada, histórica e para nós que fazemos o comando da instituição, ficamos orgulhosos em poder vivenciar este momento”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

O regente da banda, major Edson Pequeno, disse que a banda é a expressão cultural da Polícia Militar, que oferece à sociedade, grandes músicas para marcar grandes momentos. “A banda hoje é patrimônio imaterial do Estado da Paraíba, ou seja, nunca vai acabar. Ao longo da história, ela revelou grandes músicos e foi se destacando nos cenários estadual e nacional, sendo hoje uma referência para os paraibanos em desfiles, apresentações em escolas, participações em projetos sociais e acompanha os paraibanos da infância à melhor idade”, observou.

A banda de música da Polícia Militar da Paraíba foi criada em 8 de outubro de 1867, incialmente com um efetivo de 20 músicos, um mestre e um contramestre. Hoje, ela é composta de 106 integrantes, com músicos na Capital, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Em 18 de agosto de 2015, através de sanção do Governador Ricardo Coutinho publicada no Diário oficial, a banda tornou-se oficialmente Patrimônio Imaterial do Estado.

Secom PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo