CINEMA

‘Bacurau’: filme com atores paraibanos estreia em Paris e ganha página inteira no Le Monde

O longa-metragem “Bacurau”, dos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi o grande destaque do principal jornal francês o Le Monde, um dos mais importantes jornais do mundo. A edição que chegou às bancas na tarde da terça-feira (24) destacou a estreia comercial do filme na França. A estreia na capital francesa, assim como no Brasil, contou com debates com a participação dos diretores.

O filme ganhou uma página inteira no periódico, incluindo uma entrevista com os diretores e uma crítica. Le Monde ressalta o lado de crítica social do filme brasileiro, que se passa em “Bacurau”, uma cidade no interior do Nordeste Brasileiro, que resiste e luta para não ser extinta do mapa. Bacurau estreou mundialmente no Festival de Cannes, em maio de 2019, e ganhou o prêmio do júri, terceiro prêmio mais importante do Festival.

Na entrevista para o Le Monde, Kleber Mendonça Filho, fala sobre a atual situação brasileira. Aborda a divisão entre Norte e Sul do país e o fato de Jair Bolsonaro ter perdido as eleições em todos os Estados nordestinos. Para o cineasta, “tudo o que se passa no filme é um reflexo dos problemas crônicos de nossa sociedade”. Na opinião dele o governo Bolsonaro está causando um retrocesso de 20 anos no ponto de vista social.

“Hoje, a sociedade brasileira está tão dramaticamente dividida que, se você diz que acredita numa coisa tão básica quanto a educação para todos, você é imediatamente chamado de comunista”, desabafa Kleber.

Outro ponto discutido foi os cortes que o governo federal fez ao financiamento das artes, incluindo o cinema brasileiro, e as censuras que vêm acontecendo.

“Tantas coisas acontecem que já nem sabemos mais como reagir”, lamenta Mendonça Filho. Mas o entrevistador, Laurent Carpentier, lembra que a reação vem na mensagem final do filme: “A cultura é ao mesmo tempo uma identidade e uma indústria. Este filme gerou 800 empregos”.

500 mil espectadores – Com toda intensidade e força, “Bacurau”, que foi lançado em 298 salas de cinema e vai continuar em 135 na quinta semana de exibição, atingiu nesta quarta-feira (25) o número de 500 mil espectadores. Nesse período de quatro semanas o longa acumulou R$ 7,9 milhões, sendo o maior sucesso de Kleber Mendonça Filho. Segundo dados da Comscore, ” Bacurau” ultrapassou ” Aquarius”, lançado em 2016, que em quatro semanas em cartaz no circuito nacional de cinema obteve 291 mil espectadores e arrecadou R$ 4,2 milhões.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo