GERAL

Autoridades ordenam evacuação por fluxo piroclástico no Vulcão de Fogo

fluxo piroclástico no Vulcão de FogoAs autoridades da Guatemala ordenaram nesta sexta-feira a imediata evacuação de socorristas e moradores por uma nova coluna de fluxo piroclástico provocada pelo vulcão de Fogo, cuja potente erupção de domingo deixou pelo menos 109 mortos.

A televisão guatemalteca mostra as grandes colunas desprendidas pelo vulcão situado entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, 50 quilômetros ao oeste da capital.

Moradores, socorristas e jornalistas que estavam perto do denominado “marco zero” foram desalojados por precaução.

A Polícia Nacional Civil (PNC) informou que está protegendo a entrada da cidade El Rodeo, em Escuintla, diante da nova atividade registrada no vulcão.

Nas imagens divulgadas é possível observar que a cratera principal do vulcão está limpa e a coluna do fluxo piroclástico desceu metros abaixo.

O material segue o curso do deslizamento do último domingo, de acordo com os veículos de imprensa que se encontram na área.

A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), acrescentou que, devido à nova atividade, muitos habitantes que tinham retornado às sua casas em El Rodeo foram novamente evacuados, mas não informou o número.

De acordo com o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh), também foi registrado um lahar até as ravinas Santa Teresa, Mineral, Taniluyá e Ceniz, que são afluentes dos rios Pantaleón e Achoguate.

O Insivumeh advertiu que este deslizamento transporta gases tóxicos, rochas de até três metros de diâmetro e troncos de árvores, o que afeta as comunidades próximas.

Em seu último boletim das 8h (horário local, 11h de Brasília), a Conred fez um balanço de 109 mortos, 197 desaparecidos, 58 feridos, 12.407 evacuados, 3.710 acolhidos em abrigos e 1.713.617 afetados.

Agência EFE

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo