Ativista do movimento negro apresenta pré-candidatura

Dalmo Oliveira Negão de LutaO jornalista e ativista social Dalmo Oliveira confirma nesta terça-feira (28), sua pré-candidatura a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais deste ano na capital paraibana, durante encontro promovido pelo Diretório Municipal do PT de João Pessoa. O evento ocorre a partir das 18 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários, na avenida Beira Rio, localizado no bairro de Tambauzinho, e deve reunir todos os delegados do partido, pré-candidatos e lideranças que vão deliberar sobre as candidaturas para as eleições deste ano.

“Defender as bandeiras históricas do Movimento Negro. Diminuir a invisibilidade da anemia falciforme na nossa cidade. Colaborar com a promoção e elevação da autoestima dos afroparaibanos. Desenvolver e fomentar políticas públicas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial no âmbito municipal. Esses são os pontos principais que nortearão nossas intenções parlamentares durante a campanha e no mandato, caso obtenhamos sucesso em outubro”, diz Oliveira.

Servidor federal de carreira, concursado, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), desde 1994, o pré-candidato foi diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Paraíba e fundador do Fórum Paraibano de Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR).

Natural de Guarabira, no Brejo da Paraíba, Dalmo veio morar em João Pessoa a partir de 1986, quando ingressou no curso de Comunicação Social da UFPB, onde deu início a sua militância social ao ingressar no Movimento Estudantil universitário. Foi assessor de imprensa de sindicatos cutistas   e de conselhos de classes, além de atuar na coordenação estadual da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária na Paraíba (ABRAÇO-PB).

“Minha atuação social sempre gravitou em torno do PT e esse ano decidimos colocar nosso nome à disposição da legenda entendendo a complexidade da conjuntura política atual, no intuito de ajudar os companheiros e companheiras a resgatar as origens sociais e comunitárias desse partido, que continua mantendo sua vinculação orgânica com os setores menos favorecidos da sociedade, com a classe trabalhadora, com os segmentos minoritários e com os pensadores e intelectuais mais progressistas e libertários”, acrescenta o ativista, que reside na zona sul da cidade.

Além das bandeiras do Movimento Negro, Dalmo também é defensor de outras causas, como a dos direitos humanos, do ambientalismo, da democratização dos meios de comunicação, das questões comunitárias e da segurança alimentar. “Tudo isso faz parte de um mesmo contexto social que vivemos hoje aqui em João Pessoa. Habitamos uma cidade especial, no extremo oriente das Américas, defronte para o Continente Africano, cercados por um ambiente de Mata Atlântica, num território cheio de rios e mangues, com uma população culturalmente rica e diversa, e precisamos lidar melhor com essas características. Precisamos colocar pessoas na Câmara de Vereadores capazes de entender essa complexidade e apontar soluções criativas para a melhor convivência dos cidadãos e cidadãs que aqui vivem, residem e pagam seus impostos”, diz.

O partido já lançou a pré-candidatura do professor Charliton Machado a prefeito da capital. “Nosso partido já mostrou que tem condições de governar bem a cidade. Pena que fomos traídos por um político que colocou seu projeto pessoal acima de qualquer coisa”, comentou o petista. “Charliton reúne as melhores condições de se tornar um gestor mais humanizado, sintonizado com os anseios da coletividade, especialmente das pessoas mais excluídas no processo capitalista. Podemos recolocar a cidade nos trilhos de um desenvolvimento mais sustentável, revertendo as prioridades administrativas da Prefeitura, para que os mais desassistidos, historicamente, tenham mais oportunidades”, afirma Dalmo.

Assessoria de Imprensa

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo