Athletico comemora vaga no Maracanã do Flamengo, e jogadores desabafam
A classificação do Athletico para a semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo, no Maracanã, após empate e vitória nos pênaltis, na noite desta quarta-feira, foi também motivo de desabafo para o todo elenco. Cansados de ouvir que o Furacão é forte apenas na Arena da Baixada, com o gramado sintético, os jogadores falaram sobre o retrospecto do time.
O técnico Tiago Nunes definiu como “muleta” argumentos sobre uma vantagem que o time tem jogando na grama sintética da Arena da Baixada. O treinador ainda lembrou que o Furacão é o atual campeão da Sul-Americana e está classificado para as oitavas de final da Libertadores.
– Se o Athletico não for respeitado agora….depois de conquistar um título internacional, ter feito jogos muito bons contra Boca Juniors (Libertadores) e River Plate (Recopa), depois de ter eliminado o Flamengo no Maracanã. Para mim, o Athletico não precisa vencer fora de casa para ser campeão. Para ser campeão da Copa do Brasil, precisa passar de fase.
O Athletico ainda não venceu fora de casa neste ano com o time principal, que iniciou a temporada pela Libertadores (o clube usou uma equipe de aspirantes para o Paranaense). No total foram 10 jogos longe da Arena da Baixada, com sete derrotas e três empates: Brasileirão (quatro derrotas e um empate), Copa do Brasil (dois empates), Libertadores (três derrotas)
Apesar dos números, o técnico Tiago Nunes lembrou que o Athletico não está sozinho.
– Isso não é só Athletico. Se fazer uma estatística, são muitos clubes que não ganham fora de casa. Hoje me preocupa enaltecer a nossa equipe e fica a mensagem para todos no futebol brasileiro, que o trabalho e a continuidade são a diferença.
Tiago Nunes comemora com Santos, que fez duas defesas: “Me preocupa enaltecer a nossa equipe” — Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes
O meia Nikão foi além para justificar a situação do Athletico e apontou o dedo para o Internacional, que não comemora uma vitória fora de casa há quase um ano, mas apenas no Brasileirão.
– O Inter está quantos jogos sem vencer fora de casa na Série A? E esse negócio grama sintética, não tem problema algum. Escutamos vários meios de comunicação falando que o Flamengo era isso e aquilo. Agora vão ter que falar bem do Athletico, completou.
O zagueiro Léo Pereira ainda lembrou que os números do Athletico fora de casa são bons, e que o clube mantém a intensidade longe da Baixada. No jogo contra o Flamengo, apesar de sair perdendo, o Athletico foi muito próximo ao time da casa em vários quesitos. Entre eles, as chances reais de gol, com cinco para cada lado.
– As pessoas falam muito do Athletico fora de casa, a gente sabe que o retrospecto não é bom, mas a gente analisa dados e vê que temos mantido um bom nível. Nos preocupamos em fazer sempre boas partidas.
O Athletico agora enfrenta o Grêmio pelas semifinais da Copa do Brasil, mas as datas ainda não estão oficializadas pela CBF. Antes, o time volta as atenções para o Brasileirão e pega o CSA fora de casa, neste sábado, em Alagoas.
Globo Esporte