GERAL

Asteroide com cerca de 30 metros passará perto da Terra em outubro

asteroide
Asteroide tem entre 15 e 30 metros de comprimento Divulgação / Agência Espacial Brasileira

Washington – Um asteroide do tamanho de uma casa vai passar pela Terra a uma distância de cerca de 44.000 quilômetros no dia 12 de outubro, dentro da órbita da Lua, disseram astrônomos ligados a NASA e a ESA na última semana.

A rocha espacial passará a um oitavo da distância entre a Terra e a Lua – um pouco além dos nossos satélites geoestacionários mais distantes, que orbitam a cerca de 36.000 quilômetros do planeta, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

“Não vai atingir a Terra”, disse Detlef Koschny, da equipe de pesquisa “Near Earth Objects” (objetos perto da Terra) da ESA. “Essa é a coisa mais importante a se dizer”.

O asteroide, batizado de TC4, passou pela primeira vez pelo nosso planeta em outubro de 2012, a aproximadamente o dobro da distância, e tem entre 15 e 30 metros de comprimento.

Os cientistas já esperavam que o asteroide voltasse a passar perto da Terra este ano, mas não a distância do retorno ainda não havia sido confirmada.

Recentemente, o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul, no Chile, conseguiu rastrear a rocha e determinar sua distância.  “Está muito perto”, disse Rolf Densing, que dirige o Centro Europeu de Operações Espaciais em Darmstadt, Alemanha, acrescentando que não há motivo para preocupação.

O DIA com informações da AFP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo