GERAL

Artistas iniciam campanha por um Retiro em João Pessoa

Campanha pela criação do Retiro dos Artistas de João Pessoa é encampada por políticos e artistas, segundo o ator Beto Quirino

WP_20171106_002Na semana passada as redes sociais ferveram. Começaram a surgir vídeos de artistas de vários lugares do país defendendo uma proposta de um retiro dos artistas na capital paraibana. Um dos mais engajados na ideia, o ator Beto Quirino foi entrevistado com exclusividade sobre a proposta do Retiro dos Artistas de João Pessoa.

Numa descontraída conversa nos bancos do torrelandês Cirrose’s Bar, Beto foi super solícito quando o abordamos, mesmo estando entre uma ou outra partida de carteado com os amigos da vizinhança. Logo o liberamos para sua próxima jogada, afinal, não queríamos interromper o momento de lazer e descanso de nosso ilustre amigo.

O nascimento da ideia

Beto começou explicando como chegou até a Câmara de João Pessoa, através da vereadora Sandra Marrocos. Precisava encontrar um primeiro passo para ser dado, e assim ele narrou:

“Muito antes de Sandra, a primeira pessoa com quem conversei foi Ricardo Coutinho, num almoço, e falei pra ele: Ricardo, você que sempre teve um olhar voltado para os artistas, por que não fazer um retiro dos artistas em João Pessoa. Então ele me falou pra tocar o bonde pra frente, conversando com gente dentro da gestão. Fui até Lau (Siqueira), que ficou de marcar uma entrevista e não marcou… Enfim, é aí onde entra Sandra (Marrocos). A gente tem de procurar, poderia ser Sandra, poderia ser qualquer pessoa, mas a gente procurava um caminho institucional para isso. Sendo Sandra minha amiga, fui lá conversar com Sandra. Então ela teve o gesto de entrar via instituição (a Câmara Municipal de João Pessoa).”

Beto Quirino fez questão de frisar: “Não se trata da pessoa Beto Quirino nem Sandra Marrocos.”, disse. O que importava era dar o pontapé inicial pela via institucional, e o mandado da vereadora se prontificou a levar a discussão para a câmara municipal.

“Procuramos a via institucional porque acreditamos que quem pode dar esse suporte é o poder público. É um espaço que venha a ser construído ou cedido pela prefeitura, ou pelo ainda pelo governo estadual, que seja”, relatou.

Financiamento e funcionamento do Retiro

A proposta de financiamento do retiro seria baseada em doações. “Como é o Hospital Laureano, o Lar de Providência, a Vila Vicentina e tantos outros lugares, mas o que queremos perante aos órgãos públicos é o espaço.”, afirmou. Então amanhã (7) às 9h Sandra Marrocos estará com a seguinte propositura na Câmara: um pedido direcionado para o prefeito Luciano Cartaxo.”

Ela estará encaminhando um pedido de construção ou cessão do espaço. A organização do Retiro, além de ter as doações como financiamento, deve seguir uma estrutura semelhante aos outros retiros espalhados pelo Brasil.

Para pensar sua organização, Beto buscou exemplos de retiros semelhantes. “Estive no Retiro dos Artistas do Rio de Janeiro, conversando com o presidente, o ator Stephan Necersian, e ele está nos dando todo apoio para pensar a proposta do retiro de João Pessoa. A nossa proposta é que o retiro, além do espaço de moradia e das salas e equipamentos de fisioterapia e fonoaudiologia, conte também com um teatro, uma sala de audiovisual e um local para realização de oficinas.”, disse.

Apesar de ser um retiro, as salas servirão justamente para os artistas darem continuidade ao legado de seus trabalhos. A intenção não é ficar “parado”. Segundo Beto Quirino, os moradores do retiro oferecerão oficinas de teatro, cinema, mágica, interpretação, clown e outras.

Sobre a política de acolhimento do lugar, Beto descreveu: “O retiro acolherá todo e qualquer artista, seja ele um ator, um palhaço de rua, um músico ou um artista circense: o retiro é para todos. A intenção é que eles continuem suas atividades e possam morar lá.” A proposta da abrangência desse acolhimento é estadual. “Qualquer artista nascido ou que more na Paraíba pode ser acolhido. Nós queremos o espaço e vamos geri-lo entre nós.”, explicou.

O desenvolvimento da campanha

Sobre a campanha chegar à iniciativa privada, Beto falou que ainda é um passo a ser dado. “Ainda não procuramos ninguém na iniciativa privada, só fomos ao poder público. Estamos começando a mapear empresas, fundações privadas e veículos de comunicação que se interessem pela ideia. Essas coisas vão caminhando como tem de caminhar”, falou.

A campanha tem tido uma boa recepção nas redes sociais. “Muitos artistas já mandaram vídeos e muita gente ainda vai mandar nos próximos dias. Esses que já mandaram serão exibidos na Câmara amanhã, durante a propositura de Sandra Marrocos. A intenção é gerar uma sensibilização aos vereadores na Casa.”, relatou Beto.

Entre os artistas que já mandaram os vídeos estão o humorista Batoré; os atores Carlos Vereza e André Gonçalves; o palhaço paraibano Perequeté, radicado no EUA, e outros. A discussão sobre o Retiro dos Artistas acontecerá na Câmara Municipal de João Pessoa nesta terça feira (7), às 9 horas.

EXCLUSIVO
Da Redação
Foto: João Jales

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo