ECONOMIA

Arrecadação federal tem alta real de 12,3% em fevereiro e é o melhor resultado para o mês desde 1995

Arrecadação chegou a R$ 186,522 bilhões de reais, com ganhos em contribuições previdenciárias e taxação de combustíveis, além do impulso gerado pela tributação de fundos exclusivos

A arrecadação do governo federal teve alta real de 12,27% em fevereiro sobre o mesmo mês do ano anterior, a 186,522 bilhões de reais, com ganhos em contribuições previdenciárias e taxação de combustíveis, além de impulso gerado pela nova tributação de fundos exclusivos, informou a Receita Federal nesta quinta-feira.

O número de fevereiro representa o melhor resultado já registrado para meses equivalentes da série histórica da Receita, iniciada em 1995

Nos dois primeiros meses do ano, a arrecadação total acumula uma alta ajustada pela inflação de 8,82%, na comparação com o mesmo período de 2023, a 467,158 bilhões de reais, recorde para o período.

Os recursos administrados pela Receita, que englobam a coleta de impostos de competência da União, tiveram alta real de 11,95% em fevereiro sobre o mesmo mês de 2023, a 179,021 bilhões de reais. No acumulado do ano houve alta ajustada pelo IPCA de 8,98%, a 441,896 bilhões de reais, informou o órgão.

Já as receitas administradas por outros órgãos, com peso grande dos royalties sobre a exploração de petróleo, tiveram uma alta real acentuada no mês passado, de 20,41%, a 7,502 bilhões de reais, acumulando nos primeiros meses do ano alta de 6,11%, a 25,263 bilhões de reais.

Os dados da Receita mostram que 4 bilhões de reais entraram no caixa do governo em fevereiro com a tributação de fundos exclusivos. No ano passado, o Congresso aprovou a taxação periódica desses fundos usados por investidores de alta renda e autorizou pagamentos antecipados com desconto. Nos dois primeiros meses do ano, o ganho acumulado nessa conta soma 8,1 bilhões de reais.

O fisco argumentou que o comportamento positivo da arrecadação também se deve a indicadores macroeconômicos, com ganhos em produção industrial e vendas de bens e serviços.

Também houve aumento na massa salarial, que acaba impulsionando as contribuições previdenciárias. Em fevereiro, elas aumentaram 4,74% acima da inflação, um ganho de 2,278 bilhões de reais em relação ao mesmo mês de 2023.
O maior ganho nominal no mês ficou com a arrecadação de Pis/Cofins, uma alta de 21,37%, ou 6,879 bilhões de reais, desempenho impulsionado pela reoneração de combustíveis implementada em 2023.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo